Histórico

Consulado-Geral do Brasil em Miami cria rede comunitária na Flórida

Hélio Vitor Ramos Filho nomeia Silair Almeida diretor comunitário da recém-criada Rede de Brasileiros na Flórida

Alguns axiomas fazem parte do cotidiano da comunidade brasileira nos EUA: “Nós não somos unidos”, “Os brasileiros não são solidários” e outros do mesmo teor. Entretanto, todos sabemos que atirar pedras é fácil, difícil é virar vidraça.

Justamente para mudar este pensamento derrotista é que foi criada a Rede de Brasileiros na Flórida, uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Miami que visa a congregar a comunidade brasileira local por meio do engajamento de suas lideranças em prol de projetos comuns.

A iniciativa foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira (5) no salão de reuniões da PIB Florida pelo embaixador Hélio Vitor Ramos Filho. Ele explicou em linhas gerais o propósito da Rede de Brasileiros na Flórida.

Segundo o embaixador, a rede funcionará de duas maneiras: por meio de grupo de mensagens eletrônicas (“egroup”) e por encontros periódicos organizados pelo consulado em parceria com instituições locais.

A estrutura da rede, que será presidida pelo cônsul-Geral do Brasil em Miami, será formada por moderadores do grupo eletrônico e dos fóruns de discussões, designados como diretor comunitário (representante rotativo da comunidade local, indicado pelo cônsul) e diretor consular (funcionário diplomático do Consulado-Geral do Brasil em Miami); por membros plenos (líderes locais convidados pelo cônsul-Geral do Brasil em Miami, encarregados de divulgar em suas comunidades as mensagens veiculadas pela Rede, bem como participar de reuniões periódicas como debatedores), e participantes (membros da comunidade brasileira inscritos no grupo eletrônico da Rede).

O anúncio da nova rede chega logo depois do acordo firmado entre o Consulado-Geral do Brasil em Miami e a rede de farmácias Walgreens, que concede 10% de desconto aos brasileiros nas clínicas ‘Take Care’ das lojas Walgreens, desde que apresentem um passaporte brasileiro válido em todo o estado da Flórida.

Para participar da rede, todo brasileiro residente na Flórida poderá inscrever-se no grupo eletrônico da Rede, a fim de receber mensagens trocadas no âmbito do projeto.

Os interessados em inscrever-se deverão encaminhar pedidos por mensagens eletrônicas para o endereço redebrasileirosnaflorida@gmail.com, constando o nome completo, o endereço residencial e o telefone para contato.

As reuniões presenciais são periódicas e também abertas ao público, que poderá assistir às discussões e encaminhar perguntas à equipe organizadora de cada encontro.

Fernando Arruda e Silair Almeida

O embaixador Hélio Vitor Ramos Filho confirmou o nome de Fernando Arruda como diretor consular e o de Silair Almeida como o primeiro diretor comunitário, aproveitando inclusive sua experiência como membro do Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE).

Silair aceitou o convite com muita honra e fez um discurso propondo a união das diversas entidades e associações que integram a comunidade brasileira aqui na Flórida. Aqui estão as diferentes lideranças que melhor representam nossa comunidade. Se este grupo desaparecer, a comunidade sentirá, destacou o líder comunitário.

Ele declarou ser este 5 de julho de 2012 uma data histórica para os 250 mil brasileiros que vivem no estado. Isto, com certeza, dará muita credibilidade à nossa comunidade ao unir as muitas associações que estão fazendo trabalhos maravilhosos mas de maneiras isoladas. E o que faltava era exatamente uma Rede de Brasileiros na Flórida que agregasse todos estes segmentos sob um mesmo guarda-chuva.

Na visão de Silair, o que é preciso fazer é canalizar os esforços e direcioná-los para um bem comum: servir a comunidade brasileira, suprindo suas deficiências como carências na área de saúde (elogiou o acordo entre consulado e Walgreens), incentivo à difusão do idioma português (que muitas entidades vêm promovendo) e dando assistência social aos menos favorecidos.

Para comprovar que a união faz a força, Silair recorreu a uma imagem interessante: Atualmente, agimos como termômetros, ou seja, medimos a temperatura. Mas, na verdade, precisamos agir como termostatos, isto é, mudar a temperatura. Assim como nosso embaixador fez no caso do acordo entre o consulado e a rede Walgreens.

Mesmo sabedor das divergências de pensamento e convicções entre os diversos membros da comunidade, Silair enfatizou que todos devem colocar de lado seus ressentimentos e trabalhar em prol do obejetivo principal: fortalecer a comunidade brasileira na Flórida e torná-la uma referência tanto para os órgãos oficiais dos Estados Unidos como para os do Brasil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo