Consulado-Geral do Brasil em Miami vai trabalhar em regime de plantão entre quinta-feira (6) e segunda-feira (10)

Consulado estará fechado para atendimento ao público até segunda-feira; confira números de telefone para casos de comprovada emergência, inclusive localização de brasileiros

0
7951
Consulado-Geral do Brasil em Miami
Consulado-Geral do Brasil em Miami

O Consulado-Geral do Brasil em Miami divulgou, na tarde desta quarta-feira (5), um boletim com as últimas informações sobre a assistência a brasileiros devido à iminente chegada do furacão Matthew ao sul da Flórida.  O Consulado-Geral vai trabalhar em regime de plantão consular entre os dias 6 a 10 de outubro (feriado de Columbus Day).

Para casos de comprovada emergência, inclusive localização de brasileiros, estão disponíveis os seguintes números de telefone: 305-801.6201 / 305-285.6208 / 305-285.6258

Em caso de falha das conexões telefônicas locais por conta do furacão, estará disponível o Plantão da Assistência Consular em Brasília, por meio do seguinte número telefônico (55) -61-98197-2284

O telefone de emergência das autoridades americanas é 911. O telefone para informações sobre serviços de assistência é 311.

Atendimento ao público

O Consulado-Geral estará fechado nesta nos dias 6 e 7 de outubro e não haverá atendimento regular ao público. Na segunda-feira (10), o Consulado-Geral também estará fechado por causa do feriado de “Columbus Day”.

Os funcionários do Consulado-Geral trabalharão nesse período somente em regime de plantão consular para atender chamadas de emergência.

O Governador da Flórida, Rick Scott, declarou, em 3 de outubro, estado de emergência em razão do furacão “Matthew”. Segundo o Centro Nacional de Furacões (“National Hurricane Center”), o “Matthew” foi classificado como categoria 4 e representa risco de vida (life-threatening).

Furacão Matthew

Atualmente, os condados de Broward e Palm Beach e demais localidades ao longo da costa leste da Flórida encontram-se sob alerta de furacão. Os condados de Miami-Dade e Monroe County (Florida Keys), por sua vez, emitiram alerta de tempestade tropical.

Nesta quarta-feira (5), o condado de Broward emitiu alerta de evacuação obrigatória para moradores da região litorânea.

A previsão é que o “Matthew” passe ao longo da costa leste da Flórida entre 6 e 8 de outubro (5ªF a sábado), incluindo os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach. Embora o centro do furacão deva passar pelo oceano Atlântico, não pode ser descartada a possibilidade de o “Matthew” desviar e atingir a Flórida, elevando o potencial de devastação.

O Consulado-Geral recomenda máxima atenção a todos e que sejam iniciados os preparativos para a provável passagem do furacão “Matthew” pela costa da Flórida.

Orientação ao público e informações úteis:

1) Prepare plano de contingência. Visite http://flgetaplan.com/

2) Acompanhe os alertas das autoridades locais em http://www.floridadisaster.org

3) Veja as zonas de evacuação por condado em http://www.floridadisaster.org/County_EM/county_list.htm# ou pelo telefone 850-921-0217

OBS: Nesta 4ªF, 5 de outubro, o condado de Broward emitiu alerta de evacuação obrigatória para moradores da região litorânea.

4) Confira lista de abrigos públicos em http://floridadisaster.org/shelters/

5) Para obter mais informações durante uma emergência (como vias fechadas, alertas de evacuação, abrigos disponíveis etc.), contate 800-342-3557

6) Para solicitar auxílio durante uma emergência (polícia, bombeiros, médicos), ligue 911

7) No caso de turistas, por lei cada hotel deve ter seu próprio plano de contingência. Recomenda-se contatar a gerência do estabelecimento em caso de necessidade.

8) A Cruz Vermelha local administra os abrigos e prepara lista de pessoas desaparecidas. O telefone de contato é 305-644-1200 ou pelo portal eletrônico http://www.redcross.org/find-help

Para maiores informações, leia o Guia de Preparativos para a Temporada de Furacões do Consulado-Geral em Miami (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/preparativos_para_a_temporada_de_furacoes.xml)

O Consulado-Geral em Miami mantém plantão consular para casos emergenciais: 305-801-6201.

No Brasil, o telefone de assistência consular é 55-61-98197-2284.