Comunidade

Consulado mandará missão para identificar possível vítima brasileira

Consulado brasileiro em Houston, Texas, está querendo saber paradeiro de brasileira

O consulado brasileiro em Houston, no Estado americano do Texas, vai enviar até quarta-feira uma missão a Baton Rouge, capital da Louisiana, para acompanhar o trabalho de identificação do corpo encontrado em uma casa em Nova Orleans, que pode ser o de uma vítima brasileira do furacão Katrina.

Segundo o vice-cônsul Luciano Nascimento, o pedido de remoção e identificação do corpo já foi encaminhado às autoridades americanas em Washington e em Baton Rouge. “O objetivo da missão é ver de perto o trabalho de identificação e reforçar a urgência do caso para as autoridades americanas”, afirmou Nascimento. Ele disse ainda que o contato com as equipes de resgate e os responsáveis pela identificação das vítimas é difícil em função da proporção da catástrofe provocada pelo furacão.

O corpo foi encontrado na casa de Benilda Caixeta, uma cidadã brasileira naturalizada americana que vive em Nova Orleans e que depende de cadeira de rodas para se locomover. As autoridades dos Estados Unidos vão usar informações sobre as particularidades físicas de Benilda além de exames de DNA para identificar o corpo, segundo informou o vice-cônsul brasileiro em Houston.

A irmã de Benilda Caixeta, Maria José, havia dito ao consulado que a última vez que havia se comunicado com Benilda fora na noite do dia 28 para 29 de agosto, quando o furacão Katrina já tinha atingido a cidade no sul dos Estados Unidos. Na ocasião, Benilda havia confirmado que não tinha conseguido deixar seu apartamento. No dia 3 de setembro, o consulado em Houston recebeu a notícia de que Benilda poderia ter morrido, mas até agora não houve confirmação.

“O Ministério das Relações Exteriores instruiu o Consulado-Geral em Houston para que entre em contato com as instituições e órgãos competentes com vista à urgente identificação do corpo lá encontrado (na casa de Benilda) e que envie rapidamente um funcionário para acompanhar esse trabalho”, disse a nota divulgada pelo Itamaraty no domingo.

“Ainda há, na lista do Itamaraty, 17 brasileiros que vivem em Nova Orleans e que ainda não foram localizados”, informou o diplomata. Mas Luciano Nascimento ressaltou acreditar que muitos devem estar bem e podem nem saber que foram incluídos na lista.

O embaixador João Almino, cônsul geral do Brasil em Miami, acredita que não haja mais brasileiros entre as vítimas do furacão nos estados de Mississipi e Alabama, que estão sob jurisdição do consulado instalado na Flórida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo