Comunidade

Consulados Itinerantes só devem acontecer no segundo semestre na FL

Devido a restrições orçamentárias, o Consulado-Geral do Brasil em Miami não foi autorizado a realizar consulados itinerantes no primeiro semestre de 2016; saiba o que pode ser feito pelo Correio 

Consulado itinerante realizado na PIBFlorida
Consulado itinerante realizado na PIBFlorida

DA REDAÇÃO – Os consulados itinerantes são importantes para os brasileiros que vivem longe de Miami ou que não têm tempo ou condições de se deslocarem até a cidade para tirar documentos essenciais para viajar, vender e comprar imóveis, votar, entre outros. Realizados aos finais de semana, os consulados itinerantes “salvam a vida” desses brasileiros. Entretanto, em 2016, por restrições orçamentárias do Itamaraty, nenhum serviço itinerante foi realizado.

De acordo com o Consulado-
Geral do Brasil em Miami, caso sejam autorizadas missões no segundo semestre, o calendário será publicado nesta página (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/consulados_itinerantes.xml) e amplamente divulgado para a comunidade brasileira.

O pastor Silair de Almeida, uma das lideranças da comunidade brasileira no Condado Broward, esteve no Consulado para levar o apelo das pessoas que precisam desse serviço. “A comunidade precisa desse serviço, fui até lá pedir o retorno dos consulados itinerantes e também vou levar esse pedido ao governo brasileiro”, afirmou Silair que estará em Salvador (BA) para a conferência “Brasileiros no Mundo”. “Como porta-voz da comunidade vou mencionar este assunto e brigando pelo retorno do serviço móvel”.

A coordenadora do Conselho de Cidadãos da Flórida, Sandra Freier, afirmou que a situação dos moradores de Orlando é ainda pior, já que a cidade é muito mais distante de Miami. Para amenizar a falta do serviço, ela organizou uma van para transportar as pessoas que precisam até Miami. “Sabemos que o Consulado-Geral está de mãos atadas. O Brasil está em crise e o governo federal cortou a verba para os consulados itinerantes. Enquanto isso, estamos buscando soluções paliativas para o problema”, disse Sandra que também estará na Bahia para a conferência.

Ela disse que as pessoas ligam diariamente para ela cobrando a realização do consulado-móvel. “A experiência de fretar uma van para levar até o Consulado foi boa e vamos promover outras. Mas esperamos realmente que no segundo semestre a situação seja normalizada”.

Nos consulados itinerantes são realizados: solicitação de passaporte, atestado de vida; autorização de retorno ao Brasil; autorização de viagem para menor; autorização de viagem no passaporte; CPF para brasileiro; CPF para estrangeiro; declaração a termo; procuração INSS; procuração particular; procuração pública; reconhecimento de assinatura; emissão de RAE; registro de casamento; registro de nascimento; registro de óbito e título de eleitor (entrega e atualizações). 

Confira os serviços que podem ser feitos via Correios

O que muita gente não sabe é que muitos dos serviços realizados nos consulados itinerantes podem ser feitos via Correio com toda segurança. Para esclarecer melhor a população sobre esses serviços, o Consulado criou uma cartilha com informações.

O objetivo é facilitar o atendimento aos brasileiros residentes na Flórida, em especial aqueles que se encontram distantes da sede do Consulado-Geral, foi preparado guia com passo a passo sobre como solicitar serviços pelo correio dos EUA (USPS).

A medida beneficia principalmente quem necessita solicitar passaportes (exceto passaporte para menor de idade). O prazo de entrega para os passaportes solicitados por correio é de 20 dias (o mesmo para documentos requeridos pessoalmente no Consulado-Geral em Miami).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo