Negócios

Consumidor brasileiro não é fiel à marcas, aponta pesquisa

A pesquisa mostrou que a Geração Z, grupo da população nascido a partir de 1995, é a menos apegada, com 65% declarando-se nada fiéis à marcas

Pesquisa mostra que brasileiros compram com base em preços e não em marcas. Foto: Pexels

Quase dois terços dos brasileiros (64%) não são fiéis à marcas em itens do dia a dia, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. A afirmação é de uma pesquisa encomendada pela Offerwise ao Google com mais de 2 mil brasileiros de diferentes idades, classes sociais e regiões do país para avaliar hábitos de consumo. Segundo o levantamento, apenas 19% dos entrevistados consomem sempre as mesmas marcas. O principal motivo para a decisão de compra é o preço, de acordo com 37% dos pesquisados. Outro dado apontado pelo Google mostra que 93% das pesquisas sobre produtos no site de buscas atualmente são genéricas, citando apenas as categorias dos produtos. As marcas aparecem em apenas 7% das buscas. A pesquisa mostra ainda que a Geração Z, grupo da população nascido a partir de 1995, é ligeiramente menos apegada, com 65% declarando-se nada fiéis à marcas.

A maioria dos brasileiros (88%) acredita que há marcas nos segmentos analisados que conseguem se conectar melhor com os consumidores. Para boa parte deles, temas como sustentabilidade (43%), diversidade e igualdade (38%) são fatores que podem colaborar para a identificação com a marca. Quando perguntados sobre o que consideram mais importante para escolher uma marca, o propósito (20%) foi o quinto fator mais mencionado. Inclusão ficou em sétimo lugar na lista com 18%.

Além da sustentabilidade, outros atributos ganham destaque na preferência do consumidor. Itens desenvolvidos sob medida são valorizados por 65% dos consumidores brasileiros. Mais da metade (54%) também afirmou dar mais valor a produtos produzidos por pequenos produtores e 48% declarou valorizar produtos feitos no Brasil. Na maioria dos casos, esses atributos são mais importantes para o grupo de mulheres que participaram da pesquisa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo