Copa Cultural abre espaço para Salvador, capital da Bahia

0
601

“Você foi à Bahia, nêga? Então vá!”

Um dos mais famosos baianos, Dorival Caymi eternizou essa pergunta numa bela canção e a repetimos aqui: E vocês, já foram a Bahia? Pensando em voltar? Sem tempo e tampouco é amigo do Capitão Kirk da Guerra nas Estrelas para pedir para ser teletransportado? Pois então venha conhecer ou reencontrar a Bahia aqui na Biblioteca de Key Biscayne. Afinal quem resiste a provar um bom acarajé, ou se deixar contagiar pelo ritmo alucinante dos Filhos de Ghandi?

Pois é, você terá o prazer de desfrutar de tudo o que a primeira capital do Brasil, Salvador, tem para oferecer nessa magnífica etapa da Copa Cultural, o programa do CCBU.

A Copa Cultural é um programa que vem sendo desenvolvido ao longo desse ano para explorar a diversidade e a riqueza da cultura brasileira por meio de um “tour cultural” pelas doze cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo em 2014.

A Copa Cultural em Salvador é uma oportunidade imperdível para mostrar nossas tradições e cultura.

11h às 11h30: Axé! Boas-vindas e degustação de comidas típicas da Bahia diretamente do tabuleiro de Carlinhos Encarnação, que nos contará os segredos e as tradições da culinária baiana.

11h30 às 11h45: Introdução a Salvador. Vídeo – apresentação informal

11h45 às 12h30: Vestir a Baiana – A baiana usa sua roupa típica tanto quando vende seus quitutes pelas ruas, como nos terreiros do candomblé; essa vestimenta tem muitos babados e acessórios. Os participantes ajudarão. Carlinhos Encarnação a vestir “Jessica”, o manequim do CCBU com a tradicional roupa da “baiana”. Encarnação explicará o significado do tradicional traje.

12h45 às 14h : Documentário – A Bahia do Afoxé Filhos de Ghandi. Produzido por S12 Produções Brazil. Dirigido por Lino de Almeida 52 min. Em português com legendas em inglês. Este fascinante documentario apresenta o Afoxé Filhos de Ghandi, um grupo que tomou conta das ruas de Salvador e leva mais de 14.000 mil pessoas para brincarem o Carnaval; eles se tornaram o mais popular e mais respeitado grupo de preservação e disseminação da cultural afrobrasileira na Bahia.

Serviço:

Sábado, 20 de outubro, das 11h às 14h
Key Biscayne Library
299 Crandon Boulevard,
Key Biscayne, FL 33149
info@centroculturalusa.com
www.centroculturalbrasilusa.com