Copa Cultural mostra as histórias inusitadas sobre Recife

0
706

Chegou a vez da Veneza brasileira revelar seu esplendor para o público brasileiro e americano na Flórida. A Copa Cultural 2.0 vai abordar todos os ricos aspectos da história e cultura da capital de Pernambuco: Recife. O evento acontece no dia 10 de julho a partir das 6:30pm na Books & Books (265 Aragon Ave, Coral Gables).

No evento, o Centro Cultural Brasil-USA vai mostrar porque os portugueses e holandeses se fascinaram por aquelas terras e deixaram marcas indeléveis que hoje são verdadeiros tesouros para humanidade. O CCB vai contar qual foi o resultado desse rico encontro das culturas portuguesa, holandesa, africana, indígena e, quem diria, judaica também.

A história da cidade, conhecida como a Veneza brasileira, também passa pelo frevo e o maracatu. A cidade teve seu destino alterado pela presença da famosa e ponderosa Companhia Holandesa das Índias Ocidentais e da marcante presença do príncipe Maurício de Nassau. Tudo isso faz do evento do CCB um programa imperdível para o final de tarde de uma quarta-feira de verão.

O programa contará ainda com a presença da palestrante convidada Ann Helen Weiner, advogada no Brasil, que tem pós graduação em Legislação Corporativa e em Estudos Religiosos. Autora de vários livros, ela irá falar sobre seu último livro “Jewish and Brazilian Connections to New York, India and Ecology: A Collection of Essays”.

No livro, a autora explora a fascinante conexão holando-brasileira, a origem dos primeiros imigrantes do Recife que lançaram as bases do que é hoje a comunidade judaica de New York. Ann autografará seus livros após a palestra.

A Copa Cultural 2.0 é parte de uma parceria de um ano do Centro Cultural Brasil-USA da Florida e Books&Books. Trata-se de uma série de palestras que enfocam a cultura, tradições, artes, música e gastronomia das doze cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2014. Já foram apresentadas as cidades de Salvador, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte. Imperdível esta apresentação sobre Recife.


Serviço

Copa Cultural – apresenta Recife
Data: 10 de julho
Horário: A partir das 6:30pm
Endereço: Books & Books (265 Aragon Ave, Coral Gables).
Evento: Centro Cultural Brasil – USA mostra a história e arte de Recife
Preço: Entrada franca
Contato: (305)442-4408