Antonio Tozzi Esportes

Boletim da Copa do Mundo 2022

Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro e Brasil estreia no dia 24 contra a Sérvia

A abertura da Copa do Mundo Catar 2022 será realizada no Esádio Al Bayt (Foto: Fifa.com)
A abertura da Copa do Mundo Catar 2022 será realizada no Esádio Al Bayt (Foto: Fifa.com)

A partir desta edição, o AcheiUSA começa uma série sobre a Copa do Mundo Catar 2022, que começará no domingo, dia 20 de novembro, no Estádio Al Bayt, com a partida entre Catar (país sede) e Equador. A estreia do Brasil está marcada para uma quinta-feira, dia 24 de novembro, em um jogo contra a Sérvia.

Vamos analisar dois grupos por edição para criar o clima de aquecimento e entender quais as seleções favoritas por grupo. Como se sabe, se classificaram 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro.

O Grupo A é formado por Catar, Equador, Holanda e Senegal. Como de costume, a nação anfitriã irá competir no Grupo A. Por sedia a competição, é considerado um candidato lógico para as oitavas de final devido a sua vantagem de casa. No passado, este foi quase sempre o caso.

Entretanto, as coisas podem ser diferentes na Copa do Mundo de 2022. O Catar não tem nenhum sucesso no futebol para mostrar até agora. Em termos esportivos, a equipe provavelmente não teria se qualificado para as finais em seu próprio país. E os adversários são perigosos porque provavelmente estarão extremamente motivados em cada partida. Além da seleção nacional holandesa, não há grandes nomes no futebol mundial. Equador e o Senegal não são considerados favoritos para o título.

E os holandeses também jogaram tudo menos de forma convincente recentemente. Isto significa que estas três equipes têm algo a provar – o que poderia ser fatal para o Catar. Nenhum dos oponentes entrará no duelo com os anfitriões com demasiada facilidade.

Holanda como favorita do Grupo A

Apesar do fato de que o futebol holandês não está onde se vê há vários anos, a equipe é claramente a favorita do grupo. O técnico Louis van Gaal tem muitos jogadores de classe mundial à sua disposição. Exemplos são Frenkie de Jong, Arnaut Danjuma ou os dois zagueiros centrais Matthijs de Ligt, bem como a estrela da Copa do Mundo da Holanda Virgil van Dijk.

Esta equipe deve ser capaz de ser a campeã no grupo. O técnico também provou na Copa do Mundo de 2014 que ele entende como liderar uma equipe em um torneio desse tipo. Os holandeses terminaram em terceiro lugar no Brasil há oito anos sob o comando de van Gaal.

Senegal deve chegar às oitavas de final

O seleção do Senegal pode ser a equipe mais subestimada da Copa do Mundo de 2022 competindo. Aqueles que não conhecem o futebol em profundidade, por exemplo, provavelmente não se dão conta de quantos jogadores de classe mundial estão no plantel do técnico Aliou Cissé no Senegal.

Edouard Mendy, por exemplo, é o goleiro. O Capitão Kalidou Koulibaly é o encarregado da defesa. Abdou Fiallo defende no lado defensivo esquerdo, e o coração da ofensiva é a estrela senegalesa Sadio Mané, um dos melhores jogadores do planeta. Esta equipe tem, portanto, definitivamente, o potencial de passar pelo Grupo A.

Equador pode surpreender

A qualidade da seleção do Equador é difícil de avaliar antes das finais. O elenco da Copa do Mundo do Equador 2022 inclui alguns jogadores que já atraíram a atenção internacional. Na defesa, por exemplo, o treinador Gustafo Alfaro pode contar com Piero Hincapie na defesa central e Pervis Estupiñan.

Catar tem poucas chances

Mesmo os especialistas provavelmente terão dificuldade em nomear os primeiros onze da equipe nacional do Catar. O jogador mais conhecido é provavelmente Akram Afif, que já jogou na Espanha no passado. Mas é ainda mais provável que tenha dificuldade em garantir um lugar ao contrário das três equipes do Grupo A.

O treinador Felix Sanchez quer compensar a falta de qualidade na frente com a experiência na interação. Ele se concentra, portanto, na formação de blocos nas nomeações. Dez jogadores da Al-Sadd estão regularmente na escalação. Três outros jogadores do clube também foram nomeados esporadicamente.

Grupo B

O Grupo B reúne três países de língua inglesa – Estados Unidos, Inglaterra e País de Gales – e o Irã, inimigo político do mundo ocidental.

A Inglaterra só precisaria terminar em segundo lugar para chegar às oitavas de final da Copa do Mundo. Como sempre em Copas do Mundo, as equipes nos dois primeiros lugares se qualificam para os jogos eliminatórios. O primeiro lugar é geralmente melhor, no entanto, não é porque uma equipe terminou em segundo lugar no seu grupo que se dará bem nas oitavas-de-final. O Grupo B enfrentará as duas melhores equipes do Grupo A da Copa do Mundo de 2022, portanto, pode ser a Holanda, Senegal, Equador ou o Catar anfitrião.

Inglaterra deve confirmar favoritismo

Não é surpresa que os britânicos sejam claramente os favoritos para vencer. Quando você tem jogadores como Harry Maguire, Declan Rice, Phil Foden, Mason Mount, Raheem Sterling, Harry Kane e Jack Grealish em suas fileiras, você não pode falhar na fase de grupos – não importa como os adversários são chamados.

E a seleção inglesa do técnico Gareth Southgate também não deve terminar em segundo lugar por causa desta classe mundial acumulada, mas deve ganhar o Grupo B. Qualquer coisa menos de nove pontos dos três jogos será recebida como uma decepção em casa. Harry Kane também tem a chance de se tornar artilheiro da Copa do Mundo de 2022 novamente e pode defender seu título.

EUA devem se destacar

Os Estados Unidos tentarão de tudo para se tornar a parte mais dura para os ingleses cederem no grupo. O treinador Gregg Berhalter está confiando em um grande número de jogadores que estão ativos na Grã-Bretanha. No entanto, não existe uma classe mundial tão densa como a que os ingleses podem oferecer. No entanto, os EUA têm qualidade, especialmente na ofensiva. Além do capitão Christian Pulisic, Giovanni Reyna e Brenden Aaaronson jogam aqui, por exemplo.

Os EUA também têm Weston McKennie e Tyler Adams no meio-campo. Não há dúvida de que estes jogadores não se renderão sem lutar. Provavelmente, os EUA colocarão em campo a melhor equipe nacional da sua história no Catar.

Irã é uma incógnita

Por razões políticas, o duelo entre os EUA e o Irã será extremamente quente. De um ponto de vista esportivo, porém, os Estados Unidos são claramente os favoritos. A única qualidade do Irã está em ataque, na forma de Sardar Azmoun e Mehdi Taremi. O resto da equipe é apenas a média – ou pior. O treinador Dragan Skocic tem muito trabalho pela frente para que sua equipe tenha sucesso no Grupo B no Catar.

País de Gales com a segunda participação na Copa do Mundo

Pela segunda vez na história da seleção galesa, eles se classificaram para as finais de uma Copa do Mundo. Sob o comando do técnico Robert Page, o País de Gales venceu o play-offs da Copa do Mundo de 2022, derrotando primeiro a Áustria e depois a Ucrânia.

Se existe uma característica de caráter que define a equipe do País de Gales, é o espírito de luta. Os galeses agem como uma unidade e lutam por cada centímetro. Além disso, há jogadores de primeira linha como Aaron Ramsey ou Gareth Bale, que atingiram uma certa idade mas ainda lideram sua equipe de maneira exemplar e os recompensam com fortes desempenhos.

Pelo menos eles chegaram às quartas de final na Copa do Mundo de 1958 na Suécia. É improvável que cheguem às quartas de final no Catar em 2022. No entanto, não há dúvida de que os galeses terão um bom desempenho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo