Antonio Tozzi Esportes

Copa Libertadores da América ou do Brasil?

Jogadores celebram gol contra o Universidad Católica (Foto: internacional.com.br)
Jogadores celebram gol contra o Universidad Católica (Foto: internacional.com.br)

O início da Copa Libertadores da América não poderia ter sido mais auspicioso para os clubes brasileiros. Dos sete classificados, seis venceram: Athlético Paranaense, Internacional, Grêmio, Santos, Palmeiras e Flamengo. E a sena pode ter virado sete caso o São Paulo tenha vencido o Binacional no altiplano peruano. Infelizmente, não pudemos incluir este resultado porque o jogo foi disputado na quinta-feira (5) à noite quando a edição já estava fechada.

Quatro equipes brasileiras entraram em campo na terça-feira (3). A seguir, vamos mostrar como foram seus desempenhos.

Internacional x Universidad Católica

O primeiro a entrar em campo foi o Internacional que recebeu a Univerisdad Católica no Beira-Rio. Os primeiros 45 minutos de jogo mostraram que o Colorado estava bem melhor do que o adversário. Após perder diversas chances, o Inter se soltou na etapa final e fez 3 a 0 pela primeira rodada do Grupo E da Libertadores. Com dois gols e uma assistência, Guerrero foi o nome do jogo. Marcos Guilherme completou o placar.

A vitória coloca o Inter na liderança do Grupo E da Libertadores, com três pontos, o mesmo número do Grêmio, mas com saldo de três gols contra dois de seu rival.

Por falar nos dois principais clubes do Rio Grande do Sul, eles vão se enfrentar no Gre-Nal histórico da Libertadores. O primeiro clássico contra o Grêmio será no dia 12, na Arena. Mas no próximo domingo (8) o Colorado tem compromisso pelo Gauchão, recebendo o Brasil de Pelotas, no Beira-Rio. A Universidad Católica volta a atuar pela Libertadores na terça-feira (10) que vem. Enfrenta o América de Cali, no Chile.

América de Cali x Grêmio

O Grêmio usou sua experiência nas últimas Libertadores para estrear com vitória na edição de 2020. Na Colômbia, suportou o estádio Pascual Guerrero lotado e venceu o América de Cali por 2 a 0 na noite desta terça-feira, pelo Grupo E. Com um gol em cada tempo, Victor Ferraz e Matheus Henrique garantiram o triunfo que deixa o Tricolor igual ao rival Inter para o clássico da próxima rodada.

Renato Gaúcho manteve o esquema com três volantes e colocou Caio Henrique no lugar de Bruno Cortez na lateral esquerda. O toque de bola tricolor arrefeceu o ânimo de mais de 30 mil pessoas no Pascual Guerrero sedentas pela Libertadores após 11 anos de ausência. Só que o Grêmio tratou de tocar a bola e “saber sofrer”. Após cobrança de falta de Lucas Silva, Victor Ferraz – em posição ilegal – aproveitou a sobra e abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Depois de segurar uma pressão com direito a bola na trave, o Tricolor fez valer seu estilo copeiro logo aos quatro minutos da etapa final, em golaço de Matheus Henrique de fora da área.

Como mencionado, na próxima rodada haverá o Gre-Nal da Libertadores. Pelo Gauchão, o Tricolor atua pelo Gauchão no domingo (8),contra o Pelotas, na Boca do Lobo.

Athletico Paranaense x Peñarol

O Athletico venceu o Peñarol pela primeira partida da fase de grupos da Libertadores. O jogo foi bastante complicado para o Athletico, que teve maior posse de bola, arrumou sua pontaria durante a partida, mas bateu em Dawson, o goleiro uruguaio que pegou algumas das melhores chances criadas. Só não pegou todas, porque veio um gol de letra do garoto Bissoli, que mandou para as redes no segundo tempo. O Peñarol não quis jogar, aceitou sua incapacidade de atacar e se defendeu durante todo o tempo envergonhando o histórico de um time de tantos títulos, mas que esqueceu do futebol na Arena da Baixada.

O gol da vitória foi marcado por Bissoli de 22 anos e está estreando em uma Libertadores, além de ter o peso de substituir Marco Ruben. Peso? Que nada, ele tira de letra. E que letra, no gol que marcou para o Athletico batendo na bola com maestria após o ótimo passe de Nikão,que também fez bonito tirando seu marcador com uma pedalada.

O Furacão principal enfrentará o Colo Colo no segundo jogo da Libertadores, em Santiago, no Chile, na próxima terça-feira (10) pelo Grupo C da competição. Pelo Campeonato Paranaense, o Athletico fará o clássico regional contra o Coritiba no domingo (15) no Estádio Couto Pereira.

Defensa Y Justicia x Santos

O Santos começou bem a Libertadores da América 2020. Com gols de Jobson e Kaio Jorge no segundo tempo, o Peixe virou sobre o Defensa y Justicia em Buenos Aires, na Argentina, e venceu por 2 a 1 na primeira rodada do Grupo G do torneio sul-americana. O gol do time argentino foi marcado por Rodríguez. A equipe argentina fez um primeiro tempo mais consistente e, por isso, saiu na frente. Só que o time brasileiro voltou melhor na etapa final, contou com boa atuação de Soteldo, que participou dos dois gols, e também com a estrela daqueles que saíram do banco.

Os dois times voltam a campo pela Libertadores na próxima semana. Na terça-feira (10), o Santos recebe o Delfín, do Equador, na Vila Belmiro e lidera o Grupo G porque houve empate no outro jogo do grupo. O Defensa y Justicia joga na quarta-feira (11), contra o Olimpia, no Paraguai. Antes, pelo Campeonato Paulista, o Peixe atua no sábado (7), contra o Mirassol, também na Vila Belmiro.

Tigre x Palmeiras

A obsessão começou com esperança. O Palmeiras foi à Argentina e estreou na Libertadores da América com vitória de 2 a 0 sobre o Tigre na noite de quarta-feira (4). Com atuação segura, superior ao adversário durante boa parte do jogo, o time alviverde fez um gol em cada período: Luiz Adriano no primeiro, Willian no segundo. E poderia ter feito outros – Rony e Dudu desperdiçaram boas chances, e Ramires e Willian acertaram o travessão do adversário, que teve um jogador expulso na etapa final. E Willian ainda sofreu um pênalti não assinalado pelo árbitro colombiano.

Pela Libertadores, o Palmeiras volta a campo na próxima terça-feira (10), contra o Guaraní do Paraguai – que eliminou o Corinthians e impediu o Dérbi na Libertadores. Os dois clubes dividem a liderança do Grupo B, porque o time paraguaio venceu o Bolívar em casa também por 2 a 0. No mesmo dia, o Tigre visita o Bolívar na Bolívia. Antes disso, o Verdão volta a jogar pelo Campeonato Paulista. No sábado (7), recebe a Ferroviária, também no Allianz Parque.

Junior Barranquilla x Flamengo

Autoridade e segurança de campeão. O Flamengo fez o seu papel fora de casa no primeiro passo da defesa do título da Libertadores. Com uma atuação consistente, fosse nos momentos de se impor ou na hora de segurar a pressão, a equipe de Jorge Jesus venceu por 2 a 1 o Atlético Júnior, na noite de quarta-feira (4), no estádio Metropolitano de Barranquilla, na Colômbia. Everton Ribeiro marcou os gols do triunfo pelo Grupo A, enquanto Téo Gutiérrez descontou no fim.

Com o resultado, o Flamengo é o segundo colocado da chave, atrás do Independiente Del Valle, que, também fora de casa, fez 3 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil. Na próxima quarta-feira (11), o Rubro-Negro recebe o Barcelona, no Maracanã, enquanto o Júnior Barranquilla vai ao Equador visitar o Del Valle no mesmo dia e horário. Pela Taça Rio, o Flamengo fará o clássico contra o Botafogo no Maracaná, no sábado (7).

Fluminense vence Botafogo-PB pela Copa do Brasil

O Fluminense venceu o Botafogo-PB por 2 a 0 na noite de quarta-feira (4), no Maracanã, pela segunda fase da Copa do Brasil, em confronto decidido em partida única. Em um jogo com arbitragem confusa, lances duvidosos e erros de marcação, Marcos Paulo e Nenê anotaram os gols da partida, ambos no 2º tempo.

Com a vitória, o Fluminense avançou para a terceira fase da competição, onde enfrentará o Figueirense. A partir de agora, os confrontos serão decididos em ida e volta. Os jogos estão previstos para as duas próximas semanas. O sorteio dos mandos de campo será realizado nesta quinta-feira, na sede da CBF. Os clubes farão a reedição da final da Copa do Brasil de 2007. Na ocasião, o Tricolor levou a melhor e foi campeão.

Antes, porém, o Tricolor carioca enfrentará o Resende no Maracanã, no domingo (8), pelo Campeonato Carioca. Já o Figueira vai até Criciúma enfrentar o dono da casa pelo Campeonato Catarinense no Estádio Heriberto Hulse no mesmo dia.

Tabela da Copa do Brasil

Com os 20 clubes definidos para a Terceira Fase da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) efetuou o sorteio das chaves que definirão os dez clubes que passarão para a Quarta Fase. Desses, sobrarão apenas cinco, que irão para as Oitavas de Final juntamente com os oito classificados da Copa Libertadores da América, o campeão da Série B (Red Bull Bragantino), campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza) e o campeão da Copa Verde (Cuiabá).

Na quinta-feira (5) à noite, saíram os dois últimos classificados nas partidas entre Vasco da Gama x ABC e Operário-PR x América-MG.

Inter Miami CF estreia na MLS

Apesar da derrota de 1 a 0 para o Los Angeles FC, gol do mexicano Carlos Vela, na estreia da equipe na principal competição de futebol dos Estados Unidos, David Beckham e os demais diretores do mais novo time da MLS (Major League Soccer) estavam felizes. Afinal, o sonho deles se tornou realidade.

Agora, o Inter Miami CF recebe o DC United neste sábado (7), às 3h30 (horário local), no Lockhart Stadium em Fort Lauderdale. Está aí uma grande oportunidade para prestigiar o seu novo clube de futebol para você torcer.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo