Histórico

Copa no Brasil pode ter de volta o ‘gol de ouro’

Sistema foi usado nos mundiais de 1998 e 2002 e abolido sete anos atrás. Notícia foi dada por Blatter

A Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, pode trazer de volta o ‘gol de ouro’. A notícia foi confirmada pelo próprio presidente da FIFA, Joseph Blatter, depois de vários boatos sobre o assunto. O sistema garante que a equipe que fizer o gol na prorrogação vence a partida imediatamente.

Segundo Blatter, a entidade também estuda outras formas de melhorar a qualidade das partidas como  acabar com a prorrogação e alterar a pontuação para vitórias e empates na fase de grupos. Para tanto, criou uma  Força-Tarefa Futebol 2014, que é um grupo de trabalho que visa tentar realizar uma Copa do Mundo mais atraente para o público.

A força-tarefa faz um balanço da organização do esporte e das competições. Dou alguns exemplos: atribuímos três pontos para a vitória e um ponto para o empate. Podemos questionar para saber se isso é uma coisa boa, podemos discutir a respeito. A prorrogação é a única saída em caso de empate? Há diversos aspectos das competições que podem ser discutidos, disse o dirigente.

A regra do gol de ouro foi criada em 1993, mas abolida dez anos mais tarde, pois a Fifa considerou que a medida tornou o jogo mais defensivo as equipes passaram a se defender mais, temendo levar um gol de imediato. A entidade máxima do futebol está preocupada com o alto número de empates sem gols: na Copa de 2010, sete das 64 partidas terminaram em 0 a 0.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo