Histórico

Coral Gables é Sampa por um dia

Mais uma noite de sucesso da Copa Cultural 2.0 na livraria Books & Books

Lea Ferencz
Especial para o AcheiUSA

O Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (Brazil-USA Cultural Center/CCBU) e a Books & Books, dando seguimento à sua parceria de um ano de programação de exploração cultural do Brasil, reuniu, no último dia 10 de abril, na Books & Books de Coral Gables, mais uma vez, uma diversa plateia de gente interessada no programa Copa Cultural 2.0. A Copa Cultural 2.0 é um ciclo de palestras que enfoca a cultura, as tradições, a arte, a música e a gastronomia das doze cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014, que ocorrerá no próximo ano no Brasil.

A terceira parada virtual foi em São Paulo, a maior cidade das Américas e o mais importante centro cultural e financeiro do Brasil. Como destino de sucessivas ondas de imigração, São Paulo tornou-se a cidade brasileira que apresenta a maior diversidade. Uma das palestrantes, dra. Carol Damian, diretora and chief curator do Patricia and Phillip Frost Art Museum da Florida International University, nos brindou com uma visão global sobre como os imigrantes e seus descendentes contribuíram para fazer de São Paulo uma força motriz no mundo das Artes.

Em seguida, Stella Holmes, presidente de The Brickellian, curadora de arte e de museus, fez uma breve apresentação de seu documentário “West Encounters East”. Este filme que irá ao ar pela PBS nos dias 6 e 10 de maio, explora temas de imigração, alienação e assimilação através de trabalhos de vários artistas brasileiros de origem japonesa, estes descendentes de cem anos de diáspora. Pelo trailer exibido, o documentário promete ser de uma beleza e sensibilidade sem par.

O CCBU e a Books & Books foram agradavelmente surpreendidos pela honrosa presença de nosso embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, da embaixatriz Milma Ramos, da cônsul-adjunta Nássara Azeredo Souza Thomé e do cônsul-adjunto Cristiano Rabelo.

O evento foi encerrado com uma recepção informal no acolhedor pátio da Books & Books (Coral Gables). Ali, entre canapés e vinhos, refletindo sobre as breves e ricas apresentações de Adriana Riquet Sabino, da dra. Carol Damian e a de Stella Holmes com seu sensível documentário, percebi que todas as nacionalidades e regionalismos se converteram numa enorme Paulicéia. Caetano já havia lido nossas almas, alguma coisa acontece nos nossos corações /que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João…no pátio de uma livraria no seio de Coral Gables, todos nos sentíamos em Sampa.

A Copa Cultural 2.0 São Paulo foi patrocinada por The Brickellian e por Stella Holmes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo