Histórico

Coreógrafo brasileiro apresenta folclore israelense no Broward Center

Roger Davies dedica-se há 16 anos a danças típicas de Israel; companhia vai se apresentar este fim de semana

Joselina Reis

Coreógrafo brasileiro apresenta folclore israelense no Broward CenterA dança no Oriente Médio tem um toque brasileiro. Há 16 anos o coreógrafo carioca Roger Davies se dedica a mostrar um pouco do folclore israelense através da dança em espetáculos que começaram em Miami, e que já foram levados para apresentações na América do Sul, Europa e Ásia. “Israel abrigou imigrantes do mundo inteiro e cada um deixou um pouquinho de sua marca na dança israelense. Nós mostramos tudo isso”, diz orgulhoso o carioca, que desde os 11 anos investe no estudo da dança folclórica de Israel.

Davies está no comando da Academia de Dança Bamachol, do Jewish Community Center em Miami (JCC), e também dirige o Festival Yachad. Este é o maior festival de dança judaica fora de Israel e é realizado há 18 anos em Miami. O festival tem duração de duas horas e acontece no dia 25 de maio (domingo) no Broward Center.

Além dos dançarinos do Bamachol, o festival vai trazer grupos do México, Canadá, Peru, Panamá e Brasil. Da cidade natal de Roger vem o grupo Kineret. Ao todo serão mais de 200 bailarinos, 25 coreografias e mais de 1200 fantasias no palco no Broward Center, no domingo (25).

Os bailarinos vão mostrar através de suas roupas e danças o ciclo da vida na tradição judaica, desde o nascimento, “bar e bat mitzvah” (rito de passagem das crianças para a fase de maturidade), e a vida dos judeus em Israel.

Davies explica que ao passar dos anos o festival, que nasceu dentro do centro judaíco em Miami (JCC), tem atraído admiradores do mundo inteiro e ajudado a revelar talentos. “Mais de 700 dançarinos já fizeram parte do Bamachol e atualmente nos preparamos para uma apresentação na Espanha”, revela. Atualmente, além do coreógrafo, outros 25 dançarinos também são brasileiros.

Crianças acima de três anos e adultos podem participar do Bamachol. As inscrições podem ser feitas no JCC em Miami. Mais informações pelo telefone (305)932-4200.

Serviço

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo