Histórico

Corinthians e Vasco fazem novo duelo de brasileiros na Libertadores

Retrospecto dos últimos anos favorece o clube do Parque São Jorge, que levou a melhor no Brasileirão 2011

DA REDAÇÃO – Desde 2000, quando protagonizaram a primeira final de um Mundial de Clubes organizado pela Fifa, Corinthians e Vasco não se encontravam em confrontos tão emblemáticos como serão os dois duelos válidos pelas quartas de final da Libertadores nas próximas semanas. Em jogo, estará a chance de se manter na luta pelo título da Libertadores e de novo disputar um Mundial.

Neste período de 12 anos houve, contudo, grandes confrontos e recentemente uma disputa acirrada pelo título do Brasileiro de 2011. Não se tratou de um confronto de mata-mata, mas os jogos entre as duas equipes no torneio foram grandiosos. No primeiro turno, vitória de virada do Corinthians, 2 a 1 no Pacaembu, no primeiro jogo de Juninho Pernambucano no seu retorno. No 2º turno, um empate em 2 a 2, quando as duas equipes já despontavam na liderança.

O último encontro em mata-mata que reuniu as duas equipes aconteceu na semifinal da Copa do Brasil de 2009. Não houve vencedores nos dois jogos, mas o Corinthians foi quem avançou. Após empate por 1 a 1 no Rio, nova igualdade, mas sem gols em São Paulo, classificou o Corinthians que marcou atuando como visitante. O clube do Parque São Jorge viria a ser campeão depois de vencer a final contra o Internacional.

Neste período o Vasco não foi responsável por nenhuma perda de título do Corinthians ou eliminação em torneios mata-mata, mas está relacionado profundamente à maior tristeza da história corintiana, o rebaixamento em 2007.

Na penúltima rodada do Brasileirão, o Corinthians recebeu o Vasco no Pacaembu precisando vencer para livrar-se da queda. Perdeu por 1 a 0, gol de Alan Kardec, e foi para a última rodada precisando vencer o Grêmio em Porto Alegre para safar-se. Ficou no empate e amargou um ano na Série B.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo