Estados Unidos

Coronavírus: governo dos EUA freta aviões para trazer americanos retirados de navio no Japão

Aviões chegaram do Japão nesta segunda-feira (17) com 328 americanos retirados de navio Diamond Princess; desses, 14 têm a doença

Americanos foram resgatados de cruzeiro no Japão (Foto Reprodução Youtube)

Dois aviões fretados pelo governo dos EUA chegaram do Japão nesta segunda-feira (17), transportando 328 americanos que estavam no Diamond Princess, navio mantido em regime de quarentena perto de Tóquio em consequência da disseminação do coronavírus. Quatorze americanos que estavam no navio estão com coronavírus, segundo a CNN.

No aeroporto de Haneda funcionários em traje especial de proteção eram vistos colocando bagagens na aeronave e escoltando passageiros, que haviam sido transportados até o aeroporto em ônibus das Forças de Autodefesa do Japão, após o desembarque do navio.

Os passageiros infectados foram isolados durante os voos. Outros 46 americanos contaminados no mesmo navio ficaram em território japonês. Todos os passageiros que voltaram ao território americano vão ficar isolados por mais 14 dias. 


Cruzeiro no Japão

Segundo o Ministério da Saúde do Japão estava confirmado o contágio de 355 passageiros e tripulantes do cruzeiro.

Desse total, 18 homens e mulheres com idade entre 60 e 80 anos encontram-se em estado grave e mais da metade são mantidos em unidade de tratamento intensivo.

Além disso, também seria grave o estado de uma pessoa com infecção não confirmada.

O ministério planeja submeter a exame todas as pessoas ainda a bordo do Diamond Princess e autorizar, a partir de quarta-feira (19), o desembarque dos que tiverem resultado negativo.

Quem receber resultado negativo, mas tiver ficado em um mesmo quarto com alguém infectado terá de permanecer a bordo por mais duas semanas após a saída do quarto do indivíduo com resultado positivo. 

Autoridades do setor de saúde na China informaram que mais 105 pessoas morreram, principalmente na Província de Hubei, em decorrência de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total de mortes no país para 1.770.

O número de infectados se elevou em 2.048, incluindo aqueles que foram clinicamente diagnosticados, o que aumenta o total de vítimas na China para 70.548. (Com informações da CNN e Agência Brasil) 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo