Negócios

Crescimento do comércio global em 2021

Mesmo com a pandemia, o mercado não está se retraindo

Comércio global dá sinais de recuperação este ano com aumento de exportações e importações (Foto: Divulgação)
Comércio global dá sinais de recuperação este ano com aumento de exportações e importações (Foto: Divulgação)

A Hamburg Süd, uma das maiores empresas de logística no mundo, apresentou novo relatório do comércio, com números para 2021. O relatório prevê um crescimento de 5% nas exportações e de 6% nas importações globais neste ano.

O balanço indica que a exportação se manteve positiva ao longo de 2020, com crescimento de 4% no primeiro trimestre, 1% no segundo (período de pico da pandemia de covid-19), 7% no terceiro trimestre, e 9% no último trimestre do ano. Os valores se referem a esses trimestres e suas comparações com o mesmo período de 2019. 

A categoria de produtos refrigerados de maior destaque nas exportações em 2020 foi a de alimentos e bebidas, que apresentou crescimento de 32% em relação a 2019, seguida pelo segmento de proteína animal, especialmente a carne suína, que cresceu 19%. A exportação de frutas cresceu 2% na comparação 2019/2020. Enquanto isso, a madeira foi destaque entre as cargas secas, com aumento de 28%, principalmente para o mercado de construção civil nos Estados Unidos. Além do tabaco (44%), açúcar (41%) e café (32%), que também tiveram aumento elevado na exportação.

Entre as categorias importadas, as matérias-primas básicas se destacaram: têxteis e couro tiveram 46% de aumento, acompanhada por alimentos e bebidas (31%), plástico e borracha (30%), metais e produtos da construção (17%), indústria química (14%) e bens de consumo primários (25%).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo