Mundo

Menino britânico encontra brasileiro que o salvou ao doar medula óssea e se emociona

Finley Hill, de 10 anos, morador de Worcestershire, precisava fazer um transplante de células-tronco após ser diagnosticado com uma doença autoimune rara

O pequeno Finley Hill e seu doador, José (foto: Reprodução/This Morning)

Finley Hill, uma criança de 10 anos que mora em Worcestershire, na Inglaterra, precisou fazer um transplante de células-tronco após ser diagnosticado com uma rara doença autoimune chamada Linfohistiocitose hemofagocítica (HLH). Trata-se de uma enfermidade que faz com que o próprio sistema imunológico inflame os tecidos dos órgãos como fígado, baço e até o cérebro. A única saída seria encontrar um doador de células-tronco da medula óssea. A família, então, iniciou uma corrida contra o tempo para achar uma pessoa compatível. Em 2019, a notícia que mudou a vida do pequeno Finley chegou. E veio do Brasil!

O transplante foi realizada com sucesso e a criança foi curada. Desde então, o menino queria conhecer o homem que o salvou. O encontro entre eles aconteceu no dia 8 deste mês programa de televisão This Morning, exibido em um canal britânico. Na ocasião, os pais do garoto revelaram que em janeiro deste ano começaram a procurar pelo doador para agradecer. Eles conseguiram achar a identidade de José, de 43 anos, e mandaram uma mensagem de agradecimento. Finley chegou a aprender algumas palavras em português para mandar um vídeo para José. O encontro pessoalmente entre eles foi emocionante (veja vídeo ). A criança correu para abraçar seu doador tão logo ele entrou no estúdio.

“Como você agradece a uma pessoa que salvou seu mundo?”, disse em lágrimas, Holly, a mãe do menino. José é casado e tem duas filhas. A ideia de que ele se tornasse um doador veio da filha Maria Clara, de 12 anos. Graças à doação, Finley agora tem uma vida normal. Ele conseguiu vencer um campeonato de natação e começou a tomar aulas de teatro. Para saber como se tornar um doador de células-tronco e onde encontrar um centro de doação próximo clique aqui.

https://twitter.com/thismorning/status/1545340882995630081
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo