Manchete Notícias

Vídeo mostra crianças sendo atiradas sobre o muro na fronteira EUA-México

Imagens gravadas pelo Border Patrol mostram duas crianças de 3 e 5 anos caindo de uma altura de 14 pés e sendo abandonadas no deserto por contrabandistas

Muro na fronteira sul entre EUA-México (foto: flickr)
Muro na fronteira sul entre EUA e México (foto: flickr)

Um video divulgado nesta quarta-feira (31) pelo U.S. Costums and Border Patrol (CBP), mostrou a ação de dois contrabandistas literalmente atirando duas crianças para o lado americano da fronteira com o México.

As imagens foram gravadas à noite usando tecnologia de câmera infravermelha. Na gravação, um homem senta no topo do muro e então joga os irmãos de cinco e três anos de idade no chão, a uma altura de 14 pés. Em seguida, foge acompanhado de outro adulto, abandonando os menores indefesos no local.

As duas crianças da Guatemala foram resgatadas pelos agentes do CBP de Santa Teresa, Novo México, e levados a um hospital. Após serem liberados, foram encaminhados a um centro de detenção temporária de imigrantes.

“Estou chocada com a forma como esses contrabandistas jogaram violentamente crianças inocentes. Se não fosse pela vigilância de nossos agentes usando tecnologia móvel, esses dois irmãos teriam sido expostos aos elementos adversos do deserto por horas ”, disse Gloria I. Chavez, chefe do Border Patrol na cidade de El Paso, Texas.

Veja o vídeo abaixo

Segundo Chavez, uma investigação para identificar os dois contrabandistas já foi iniciada. “Vamos responsabilizá-los em toda a extensão da lei”, enfatizou.

O chefe do Department of Homeland and Security, Alejandro Mayorkas, também se pronunciou sobre o caso divulgando a seguinte declaração: “A forma desumana como os contrabandistas abusam das crianças enquanto lucram com o desespero dos pais é criminosa e moralmente repreensível”.

Mayorkas lembrou que apenas no mês de março uma jovem morreu por afogamento e uma criança de seis meses foi jogada no rio ao cruzarem ilegalmente a fronteira.

“Não pode haver dúvida de que as crianças são excepcionalmente vulneráveis ​​quando colocadas nas mãos de contrabandistas. Existe um grande risco de serem exploradas e prejudicadas. Aplaudo nossos heróicos agentes do Border Patrol que salvaram vidas esta semana e todas as semanas, enquanto colocam suas próprias vidas em risco pelo bem do país”, concluiu.

Este ano, operadores de abrigos de imigrantes disseram esperar uma ocupação jamais vista durante os governos Obama e Trump.

A medida da administração Trump que deportava sumariamente menores que haviam chegado à fronteira sem um adulto foi suspensa no governo Democrata.

A ação foi aplaudida por ativistas da causa imigratória e duramente criticada por opositores e até alguns aliados do governo que acusam Biden de ter relaxado a política de controle na fronteira, atraindo milhares de famílias de imigrantes que começaram a se reunir para a travessia ilegal antes mesmo do atual presidente assumir o cargo.

Qualquer pessoa com informações sobre contrabando de pessoas na fronteira pode entrar em contato pelo número 1 (800) 635-2509. A identidade do denunciante não será divulgada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo