Crise econômica estimula a violência

0
646

Policiais americanos alertam para possível onda de criminalidade

Não é de hoje que sociólogos analisam a ligação entre violência e dificuldades financeiras. Apesar de exceções, muitos estudos conseguem comprovar esta relação e os Estados Unidos estão vivendo esta realidade, pelo menos de acordo com os chefes de polícia no país. Um relatório divulgado em conjunto com 233 agências policiais afirma que a crise econômica está provocando um aumento da criminalidade, e alertam que cortes orçamentários podem deixá-los de mãos atadas contra essa tendência.

O estudo foi um dos principais assuntos debatidos no Fórum de Pesquisas Executivas Policiais, de Washington: 44% das corporações apontaram um aumento em certos tipos de crimes que, segundo eles, podem ter correlação com a crise econômica, a pior no país em sete décadas. A pesquisa, realizada entre o final de dezembro e começo de janeiro, também mostrou que 63% das polícias planejam reduções de gastos para o próximo ano fiscal.

“Queremos fazer um alerta e antevemos que a situação vai continuar a se deteriorar”, disse o diretor-executivo do Fórum, Chuck Wexler, sem querer assustar a população sobre uma possível onda de criminalidade. Para ele, os departamentos de policia foram capazes de reagir rapidamente quando notaram aumentos nos crimes violentos em 2005 e 2006 e lançaram mão de horas extras para inundar locais de alta criminalidade com patrulhas adicionais e enviando unidades especializadas. “O problema é que agora muitos departamentos não poderão mais ter essas opções disponíveis para manter a criminalidade e a violência em nímeis baixos”, acrescentou o policial.

Das 100 agências que vincularam o aumento dos crimes à crise, 39 apontaram um aumento dos assaltos, 32 citaram aumento nos furtos de residências, e 40 por cento disseram ter havido aumento dos furtos de automóveis. Em média, cada instituição participante da pesquisa planeja uma redução de 6,24 por cento nas suas verbas, e muitas já reduziram o montante disponível para diversas atividades.