Histórico

Cristiano Ronaldo fatura o prêmio Bola de Ouro

Craque do Manchester United foi apontado o melhor do mundo

Deu a lógica: o português Cristiano Ronaldo conquistou a Bola de Ouro, prêmio concedido anualmente pela revista France Football ao melhor jogador de futebol do mundo da temporada. O atleta do Manchester United, da Inglaterra, teve um ano maravilhoso, sendo fundamental para as conquistas do seu clube em 2008. Ele foi o destaque da equipe nas campanhas vitoriosas na Liga dos Campeões e no Campeonato Inglês, terminando como artilheiro dos dois torneios.

Cristiano Ronaldo desbancou com facilidade vários craques na eleição que contou com a participação de 96 jornalistas de todas as partes do mundo. Ele recebeu 446 pontos dos 480 possíveis. A segunda posição ficou com o argentino Lionel Messi (281), seguido pelo espanhol Fernando Torres (179). O meia-atacante brasileiro Kaká (Milan), vencedor em 2007, terminou no oitavo posto (31). Entre os concorrentes do meia-atacante também estavam o argentino Sergio Agüero (Atlético de Madri), os espanhóis David Villa (Valencia) e Iker Casillas (Real Madrid), o russo Andrey Arshavin (Zenit) e os ingleses Frank Lampard (Chelsea) e Wayne Rooney (Manchester United). O brasileiro naturalizado português Pepe também estava na lista, mas não recebeu votos.

“Só tenho 23 anos e isso é incrível. O mais fantástico foi ter superado outros grandes jogadores que também estavam na lista. Todos são bons jogadores e tinham condições de levar o título”, comentou o eleito, afirmando que estava vivendo “o melhor dia da minha vida”. O jogador português já havia sido até fotografado com a Bola de Ouro, tamanha era a certeza da publicação de que ele seria o mais votado.
Antes de ser reconhecido pela France Football, o português de 23 anos já havia levado os títulos de melhor do planeta em premiações organizadas pela Federação Internacional de Jogadores Profissionais (FIFPr) e pela revista inglesa FourFourTwo. Somado a isso, o lusitano também havia sido eleito o destaque da última Liga, em votação da Uefa.

Com o prêmio, Cristiano Ronaldo se tornou o terceiro jogador mais jovem a ser premiado pela France Football, ficando atrás apenas do brasileiro Ronaldo, que tinha 21 anos ao vencer em 1997, e do inglês Michael Owen, que tinha 22 em 2001. Somado a isso, ele é o terceiro português a receber o título, depois de Eusébio (em 1965) e de Luis Figo (em 2000). Para engrossar a lista, o meia-atacante é o quarto jogador do Manchester United a ganhar o troféu – juntando-se ao grupo formado por Denis Law (1964), Bobby Charlton (1966) e George Best (1968).

O prêmio France Football serve como prévia ao troféu entregue pela Fifa. O melhor atleta de 2008, segundo votação organizada pela entidade, será conhecido no dia 12 de janeiro, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça – o trio de finalistas será divulgado ainda neste mês. Muitas vezes o jogador beneficiado pela publicação européia acaba levando também o título concedido pela entidade máxima do futebol. Foi assim quando o zagueiro italiano Fabio Cannavaro e Kaká foram os escolhidos na temporada 2006 e 2007, respectivamente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo