Arte & Cultura Música

Pearl Jam faz turnê pela Flórida

Conjunto liderado pelo vocalista Eddie Vedder toca em abril em Sunrise e em Miami; ingressos são vendidos a partir de sexta (29)

Integrantes do Pearl Jam, que doou cachê de show no Brasil a vítimas da tragédia ambiental de Mariana (MG)
Integrantes do Pearl Jam, que doou cachê de show no Brasil a vítimas da tragédia ambiental de Mariana (MG)

DA REDAÇÃO – Apontados como um dos expoentes do grunge rock (que explodiu para o mundo nos anos 1990 e teve a banda Nirvana como um de seus principais nomes), o Pearl Jam atingiu com o passar dos anos o status de banda cultuada, que fãs de música de diversos gêneros conhecem e curtem. Basta ouvir hits como “Black”, “Jeremy”, “Even Flow” e “Do the Evolution” para entender do que a banda é capaz.

Sem passar pela Flórida desde 2008, o Pearl Jam vonta agora à região, onde tem quatro datas previstas para abril. No sul da Flórida, eles tocam nos dias 8 e 9 de abril, respectivamente em Sunrise (na casa de shows BB&T Center) e em Miami (na American Airlines Arena). Tampa (no dia 11) e Jacksonville (no dia 13) são as outras duas paradas da turnê. Ingressos para as apresentações devem se esgotar rapidamente e entram à venda a partir desta sexta-feira (29), no site pearljam.com.

Rock politizado
Além dos hits, o Pearl Jam é conhecido pela postura politizada, celebrada não apenas nas letras de suas canções, mas também na forma como a banda abraça causas importantes nos locais em que se apresenta.

No Brasil, onde o Pearl Jam fez show no fim de 2015, a tragédia ambiental na cidade de Mariana (em Minas Gerais), emocionou os integrantes.

Na apresentação, em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão, em novembro, o vocalista Eddie Vedder parou o show e discursou, lendo em português, contra empresas que exploram o meio ambiente. “Acidentes tiram vidas e destróem rios. E ainda assim eles conseguiram lucrar. Esperamos que eles sejam punidos, duramente punidos e cada vez mais punidos. Para que nunca esqueçam o triste desastre causado por eles”, disse Vedder, sendo ovacionado pelo público de 42 mil pessoas. As informações são do portal G1.

Logo após o manifesto, a banda tocou “Do the Evolution”, uma música que fala da ganância humana pela evolução da espécie. Em uma das estrofes, a letra diz “Esta terra é minha / esta terra é livre / Eu faço o que eu quiser, mas irresponsavelmente / É a evolução, baby”.

Vedder decidiu ainda, no palco, doar o cachê da banda às vítimas de Mariana. A banda também disse que tem planos de criar um fundo de assistência aos atingidos pelo desastre.

SERVIÇO
Pearl Jam no sul da Flórida
Data: 8 (Sunrise) e 9 de abril (Miami)
Local: BB&T Center (2555 NW 136th Ave) e American Airlines Arena (601 Biscayne Blvd)
Ingressos: à venda a partir de sexta (29)
Informações: pearljam.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo