Histórico

Curso ajuda brasileiros a deixar de fumar

Brasileira quer ajudar fumantes a largar o vício. Esse será o primeiro curso em português no condado de Broward

Joselina Reis

Depois de perder o pai, vítima do cigarro, a psicóloga brasileira Priscila Gondim resolveu fazer algo para que outras famílias não passem pelo mesmo problema. Com apoio da Nova Southeastern University, a brasileira vai lançar o primeiro curso em português sobre como largar o vício do tabaco.

O evento realiza-se durante seis semanas, começando no dia 18 de março até o dia 22 de abril, sempre às segundas-feiras a partir das 7:30pm em Pompano Beach (1860 NE 39th Street). Com duração de uma hora, as palestras visam conscientizar o fumante dos danos à saúde causados pelo cigarro, os males causados a quem vive à sua volta e principalmente oferecer apoio psicológico para aqueles que quiserem largar o vício.

A universidade, com apoio do governo do estado, já possui o programa “Pare de Fumar Agora” (Quit Smoking Now, nome em inglês) em espanhol e inglês, mas essa é a primeira vez que os encontros são oferecidos em português. “A língua continua sendo uma barreira para muitos e alguns nem sabem que o programa existe”, avalia a facilitadora das sessões em português, Priscila Gondim.

Ela conta que o pai morreu há dezoito anos vítima de câncer nas cordas vocais e, a partir daí, o controle do uso do tabaco sempre foi um assunto de seu interesse. Ela esperou por um ano a oportunidade de fazer um curso para ser facilitadora de encontros do programa “Quit Smoking Now” e agora planeja ajudar os brasileiros que lutam contra o vício.”O primeiro grande passo é querer livrar-se do cigarro. Depois disso, as pessoas do grupo vão ajudar umas as outras”, resume.

Priscila contou ainda que os fumantes precisam mudar de hábitos para vencer o vício do cigarro que geralmente vem acompanhado da bebida alcoólica e cafeína. “Mudar a alimentação e começar algum tipo de exercício físico ajuda muito no processo”, enfatizou. Ela também mantém um grupo que se encontra aos domingos para fazer caminhadas na praia de Deerfield Beach.

Durante os seis encontros, os participantes vão receber gratuitamente remédios (que não necessitam de prescrição médica) em forma de adesivos, chicletes e comprimidos. Os interessados devem ligar para Priscila Gondim através do número (954) 448-3413 para confirmar sua inscrição.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo