Histórico

Custos do trabalho nos EUA crescem 1% no terceiro trimestre

Os custos do trabalho nos EUA cresceram 1% no terceiro trimestre, maior alta desde o primeiro trimestre de 2004 (quando a alta foi de 1,1%), informou nesta terça-feira o Departamento do Trabalho.

Segundo o departamento, os custos com salários e benefícios trabalhistas tiveram aumento no período. A taxa de aumento superou, assim, tanto o registrado no trimestre imediatamente anterior (0,9%) como o previsto pelos analistas (que previam novo aumento de 0,9%).

Os salários de trabalhadores subiram 0,9% no trimestre passado, mesmo aumento no trimestre anterior, enquanto os benefícios tiveram um aumento mais expressivo, de 1,1% (maior em um ano), contra 0,8% entre julho e setembro.

O aumento desses custos causam preocupações nos economistas, por aumentarem o risco de causarem repasses para os preços ao consumidor, o que afetaria a inflação.

O Federal Reserve (Fed, o BC americano) vem alertando desde que estabeleceu a pausa em sua taxa de juros em agosto, fixada em 5,25% ao ano, para a permanência de pressões inflacionárias no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo