Comunidade

Youtuber brasileiro quebra silêncio e esclarece motivo de sua detenção

Junior Santos grava áudio, posta em seu canal no Youtube e pede ajuda aos seus seguidores

Júnior gravou um áudio onde explica sua situação
Júnior gravou um áudio onde explica sua situação

DA REDAÇÃO, COM BRAZILIAN TIMES – O brasileiro Júnior Santos, conhecido por ter um canal no Youtube onde fala sobre a vida do imigrante nos EUA, está preso em um Centro de Detenção da Imigração na Geórgia desde o início de abril. Juninho, como é conhecido, veio para os Estados Unidos pelo México em 2005 e tinha uma carta de deportação em aberto. Por essa razão, ele foi preso pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).

“Tudo o que vocês escutaram fora desse vídeo são especulações de quem tentava adivinhar. Eu estou detido em um centro de detenção na Georgia porque no ano de 2005, quando cheguei aos EUA quem me acompanha sabe, eu cheguei pelo México por falta de instrução e talvez de dinheiro para conseguir o visto, que naquele ano não era tão fácil de conseguir o visto americano como é hoje. Então eu decidi vir de forma ilegal, mas eu nunca aconselhei ninguém a fazer o mesmo. Quem assiste meus vídeos sabe que desde o princípio eu falei várias vezes que eu vim pelo México, mas a partir do momento que a gente se torna uma pessoa pública e muitas pessoas passam a assistir os meus vídeos, eu não queria ser um influenciador de pessoas a cometerem o mesmo erro que eu”, afirma Juninho no início do vídeo.

“Quando eu atravessei a fronteira no ano de 2005 eu fui pego pelos agentes imigratórios. Eu cheguei sem saber inglês, sem saber nada do país e nem português direito eu sabia. Eu assinei diversos papeis sem saber o que estava assinando e um desses papeis eu estava assinando uma Corte que eu deveria comparecer em 2005 no Texas, e eu vim direto para a Florida. E por falta de informação, falta de conhecimento e instrução, então automaticamente o juiz, que estava encarregado do meu caso, teve a autonomia de assinar a minha deportação. Então, desde 2005 eu tenho mandado de deportação”, admite.

‘Ah Juninho, como você não foi deportado até hoje?’, é simples, até o ano 2016 qualquer imigrante ilegal que cometesse qualquer delito, tipo de trânsito, não envolvia imigração. Eu já tive várias multas, problemas envolvendo polícia e nunca envolveu imigração. Os governos passados nunca mexeram nessas ‘gavetas’, digamos assim. Com a mudança de governo, muita coisa mudou e todos que tinham pendência imigratória, os agentes imigratórios foram atrás, tanto que eu estou sob custódia em um Centro de Detenção Imigratória. Aqui não é cadeia, aqui não tem cela, não tem policial armado. Estou aqui com pessoas que têm somente problemas imigratórios. Como dizem ai que eu mexi com documentos falsos, é tudo mentira. Se eu tivesse sido pego com documentação falsa, isso é crime federal, eu estaria preso em uma prisão federal, ia responder por esse crime para depois seria mandado para a imigração para depois ser deportado”, relata.

O brasileiro ainda afirma que como seu caso está no Texas, está tentando obter informações para pedir a reabertura do seu caso e tentar se manter no país. “É uma experiência muito ruim o qual hoje eu estou pagando pelo erro que eu fiz, eu entendo isso”, conta.

Ele finaliza o vídeo pedindo desculpas ao público que acompanha os seus vídeos no YouTube e pedindo a ajuda da comunidade. “Quero pedir desculpas para as pessoas que admiram o trabalho que eu fiz até hoje, mostrando o dia a dia nos Estados Unidos. Não sou um criminoso como as pessoas estão tentando me intitular, graças a Deus. Eu quero agradecer aos meus amigos que estão aí fora que estão me ajudando. Eu vou precisar sim da ajuda de vocês. A única família que eu tenho aqui são os amigos e meus seguidores”.

Quem quiser ajudar Juninho, basta clicar neste link.

Confira o áudio no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=6YgPaWa1NjU

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo