Gabriela Egito Literatura

De autora brasileira a publisher em Los Angeles

A escritora brasileira Ana Silvani decidiu criar uma editora para atuar no mercado americano

Ana Silvani com seu livro, “Half Love, Meta(de) Amor” (Foto: Vanessa Zanrosso/Divulgação)
Ana Silvani com seu livro, “Half Love, Meta(de) Amor” (Foto: Vanessa Zanrosso/Divulgação)

Há pouco mais de dois anos, a catarinense Ana Silvani dava os últimos retoques em sua coletânea de poemas bilíngues, enquanto buscava uma editora que publicasse seu livro. Em suas pesquisas de mercado, encontrou dois tipos de propostas de editoras. A mais tradicional – na qual a empresa investe no autor, cuida da divulgação e distribuição – parecia inacessível. Esse sistema dá preferência a autores que já tenham algum tipo de reconhecimento, que facilite na divulgação do material.

O segundo modelo, mais comum entre iniciantes, seria bancar uma tiragem de 500 a mil exemplares do seu próprio livro – um investimento considerável, na faixa dos $7 mil dólares nos EUA ou de R$ 5 mil a R$ 10 mil no Brasil. Nesse cenário, a editora entra com o selo e entrega as caixas com os volumes para que o autor distribua como quiser. Ana achou o investimento muito alto para o que estava sendo oferecido de retorno.

Essa constatação foi o empurrão que faltava para que a catarinense desengavetasse o antigo sonho de montar uma editora – que se alinhasse ao que ela própria buscava no mercado. “Cuido de cada projeto como se fosse um livro meu. Supervisiono tradução, revisão, capa, lançamento, divulgação, distribuição. Eu sonho junto com o autor ou autora e ajudo a tornar realidade”, explica. Assim nasceu a WeBook: Let’s publish together.

O primeiro projeto publicado foi o seu “Half Love, Meta(de) Amor” (185 págs., WeBook, $16.99), com poesias em português e inglês, documentando uma década de desconstrução e reconstrução de si mesma na cultura americana, como mulher-latina-imigrante. “Viver em dobro, no cruzamento de línguas, pode bloquear nossos olhos, assim como uma rua sem saída, mas também pode nos expandir para novas oportunidades”, pondera a autora, que mora em Los Angeles há quase duas décadas.

Atualmente, a WeBook Publishing possui seis títulos em inglês em seu catálogo e já firmou contratos com mais duas autoras americanas, para lançamentos futuros. “Usei o meu livro como tubo de ensaio. Pesquisei extensivamente o mercado americano, focando especialmente na distribuição. Realizo lançamentos na Barnes & Noble e posteriormente em livrarias menores. Trabalho com impressão sob demanda, o que reduz significativamente os custos para os autores, e forneço toda a orientação para que o livro seja bem-sucedido”, revelou Ana, que é formada em Letras com especialização em Literatura.

Para aqueles que desejam publicar um livro, Ana ressalta que o manuscrito não precisa estar completamente finalizado, uma vez que a WeBook oferece suporte completo, desde a concepção da ideia até as vendas. “Não se subestime nem duvide de suas capacidades. Dê um passo corajoso e busque orientação especializada. Realizar seu sonho é absolutamente viável”, afirma a publisher. Para mais informações, acesse: webookpublishing.com.

Escritoras brasileiras participam de painel na Barnes & Noble

Duas escritoras brasileiras participam de um bate-papo sobre seus livros em evento no sábado, 19 de agosto, às 18h, na renomada livraria Barnes & Noble do The Grove. O evento, que comemora o Dia Nacional da Latina, traz a premiada atriz e roteirista carioca Suzana Pires e a publicitária baiana Michele Galluf, ambas morando nos EUA.

Na condição de empresária à frente do Instituto Dona de Si e palestrante do TEDx, Suzana Pires apresentará seu primeiro livro em inglês intitulado “Unleashed: a woman’s guide to uncover her inner power”, com um prefácio escrito pela estrela americana Sharon Stone. A autora brasileira aborda três desafios cruciais enfrentados pelas mulheres contemporâneas: excesso de trabalho, opressão e isolamento.

Essas temáticas também são abordadas no âmbito do Instituto Dona de Si, uma instituição que anualmente empodera cerca de 500 mulheres no Brasil através de cursos, treinamentos, além de fornecer terapia e acompanhamento psiquiátrico por meio de parcerias estratégicas.

“Planejamos disponibilizar toda a nossa plataforma e materiais de treinamento em inglês até 2024, permitindo que mulheres de todas as partes do mundo tenham acesso ao método Unleashed. Meu próximo grande objetivo é lançar a Unleashed Foundation aqui nos Estados Unidos, para capacitar jovens mulheres latinas, negras e trans em cargos técnicos dentro da indústria cinematográfica”, anuncia Suzana.

Em seguida, será a vez de Michele Galluf falar sobre seu livro de estreia, “The 69 Mistakes I’ve Made in Sex and Love”, em que a autora revisita os altos e baixos de namorar em uma nova cultura, a americana. “Minha missão com este livro é auxiliar as pessoas a aceitar e compreender seus erros nos relacionamentos, com humor e autenticidade”, diz.

Convidado especial

Ambas as obras estão sendo lançadas pela WeBook Publishing, sob a batuta da escritora e publisher brasileira Ana Silvani. A editora apresentará ainda um bônus: a participação do economista italiano Andrea Iorio. Por cinco anos, ele liderou o Tinder na América Latina e hoje é um dos palestrantes mais requisitados nas áreas de Transformação Digital, Liderança, Inteligência Artificial e Web3 em escala global. Além de ser colunista do MIT Technology Review Brasil, ele é o apresentador oficial do podcast da NVIDIA no Brasil, acumulando uma base de mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.

Em seu primeiro livro em inglês, “Meta-leadership: the new leader’s skill set for the world of AI and Web3”, Iorio explora como adaptar negócios tradicionais à era digital emergente. Conforme Iorio ressalta, um líder não precisa necessariamente se tornar um especialista em tecnologias Web3 e IA, assim como o CEO de uma empresa de moda não necessita ser um expert em costura. Entretanto, é essencial desenvolver um novo conjunto de habilidades, tais como a repercepção, a habilidade de dar sentido aos dados, flexibilidade cognitiva, antifragilidade e gerenciamento autônomo.

Com essas competências em mãos, empreendedores, executivos e gestores estarão mais aptos a transformar suas empresas tradicionais para enfrentar o novo cenário digital – e até mesmo os fundadores de startups poderão acompanhar a curva exponencial da tecnologia para obter sucesso em seus negócios.

O painel com os três autores da WeBook será mediado pela jornalista mexicana-americana vencedora de dois Emmys, Vera Jimenez (KTLA 5). Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos. Ingressos gratuitos disponíveis no Eventbrite até 16 de agosto. Além disso, há a opção de adquirir antecipadamente um dos livros junto com o ingresso, a partir de $27.27, para garantir o exemplar antecipadamente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo