Histórico

Deerfield Beach quer proibir fumantes na praia

Multa para infratores pode chegar a 100 dólares

Nos Estados Unidos, o fumo é proibido na maioria dos lugares fechados, como restaurantes e shoppings, desde 2002. Em Deerfield Beach, porém, os vereadores pensam em expandir a coibição também para os locais a céu aberto – e o primeiro deles deverá ser a praia da cidade, conhecido point dos brasileiros nos finais de semana ensolarados do sul da Flórida. A ideia das autoridades é aplicar multas de até 100 dólares para os fumantes que quiserem praticar seu vício à beira-mar. A questão será analisada até o início de fevereiro
Outras cidades da região já adotaram medidas semelhantes para banir fumantes de locais públicos, inclusive nas praias, mas um parecer de 2005 do então procurador do estado, Charli Crist (hoje governador), determina que nunhuma cidade pode legislar sobre essa matéria. “Trata-se de uma opinião de uma autoridade estadual, não uma lei. Por isso vamos prosseguir com nosso objetivo”, disse o assessor jurídico de Deerfield Beach, Andrew Maurodis.

De fato, em 2008 a cidade de Boca Raton criou uma política antitabagista para suas praias e chegou a colocar várias placas ao longo da orla para avisar aos banhistas que é proibido fumar no local. “Não é uma lei, mas nossos policiais e salva-vidas pedem educadamente para que as pessoas evitem acender cigarros próximo ao mar”, contou Michael Woika, administrador da prefeitura de Boca Raton, ressaltando que jamais foram questionados na Justiça sobre a medida, que vale também para parques e áreas de esportes na cidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo