Estados Unidos Manchete

Democratas pressionam remoção de Trump via 25th Amendment ou impeachment

"Congresso está preparado para seguir em diante", disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi

Donald Trump e seu vice-presidente Mike Pence (foto: wikimedia)
Donald Trump e seu vice-presidente Mike Pence (foto: wikimedia)

Um grupo de deputados e senadores Democratas liderados pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e pelo líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, defenderam na noite de quinta-feira (7), que Donald Trump seja removido do cargo de presidente antes do término oficial do seu mandato, em 12 dias.

A estratégia inicial para tirá-lo do poder é evocar a regra constitucional número 25 (25th Amendment), que garante ao vice-presidente, no caso Mike Pence, autoridade para destituir o número um do país e se tornar o presidente interino.

Para isso que isso aconteça, Pence precisaria do apoio da maioria dos funcionários do gabinete presidencial e ainda assim pode haver contestação por parte de Trump.

Diante da incerteza se o vice estaria disposto a esta ação, os Democratas traçaram um outro caminho possível para a retirada de Trump da presidência.

“Se o vice-presidente não concordar, o Congresso está preparado para seguir adiante com o impeachment”, disse Pelosi em entrevista coletiva.

“Todos os membros estão muito interessados nisso, meu telefone está a ponto de explodir com mensagens `impeach, impeach, impeach’, isto é urgente, é uma emergência da maior magnitude”, completou.

Diante do caos incitado pelo presidente que terminou com um saldo de quatro mortos e mais de 30 presos em Washington na última quarta-feira (6), alguns Republicanos e até ex-aliados mais próximos do mandatário estão apoiando a ação dos Democratas.

“O presidente é inadequado e ele não está bem, e ele agora precisa deixar o controle do Executivo voluntariamente ou involuntariamente”, disse o deputado Republicano Adam Kizinger, de Illinois.

O ex- U.S General Attorney, William Barr, declarou que “orquestrar uma mobilização para pressionar o Congresso é indesculpável. A conduta do presidente foi uma traição para o seu cargo”.

Elaine Chao, atual White House Transportation Secretary, comunicou que “foi um tramático e absolutamente inevitável evento”. Chao é casada com o presidente do Senado, Mitch McConnell.

A abertura do processo de impeachment é feita pela presidência da Câmara e precisa da aprovação da maioria simples dos deputados para seguir para o Senado, onde precisa da maioria de dois terços (67 de 100 senadores).

Caso o projeto de impeachment siga adiante, ele deve acontecer na próxima semana mas ainda não há data definida. Se for removido por meio do impeachment, Trump pode perder os direitos políticos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo