Histórico

Democratas trocam farpas em debate nos EUA via YouTube

Obama se diz disposto a encontrar líderes mundiais polêmicos; Hillary classifica vontade de ‘propagandística’

Hillary Clinton criticou na segunda-feira, 23, seu adversário Barack Obama por sua disposição em encontrar alguns líderes mundiais polêmicos. O confronto ocorreu durante um debate entre os pré-candidatos democratas a presidente dos EUA, tendo por base perguntas postadas por usuários de todo o planeta no site de vídeos YouTube.

Entre os “entrevistadores” estavam funcionários de um campo de refugiados de Darfur, um boneco de neve “falando” do aquecimento global e um guitarrista que cantou uma canção perguntando se os democratas iriam aumentar impostos.

O momento mais chamativo foi quando Obama disse estar disposto a encontrar os líderes de Irã, Síria, Venezuela, Cuba e Coréia do Norte, países que o governo Bush trata como párias.

Obama, o pré-candidato democrata que mais dinheiro arrecada, disse ser importante encontrar áreas “em que possamos potencialmente avançar”. “Acho uma desgraça que não tenhamos conversado com eles”, acrescentou.

Hillary, colega de Obama no Senado, discordou, dizendo que esses encontros poderiam ser usados com fins propagandísticos. “Certamente não faremos nosso presidente simplesmente encontrar com Fidel Castro e Hugo Chávez e…os presidentes de Coréia do Norte, Irã e Síria até que saibamos melhor qual seria o caminho adiante”, afirmou ela.

O formato do debate foi pensado para fazer os candidatos esquecerem as respostas e declarações decoradas. Houve uma acalorada discussão entre todos os oito candidatos democratas a respeito do Iraque e de diplomacia, e uma longa troca de opiniões entre Obama e Hillary sobre gênero e raça – já que o senador poderia se tornar o primeiro presidente negro dos EUA.

Questionada sobre a disposição dos líderes do Oriente Médio em colaborarem com uma mulher, Hillary disse ter conhecido muitos dignitários durante o governo de seu marido, Bill Clinton, na década passada. “Não há muitas dúvidas na cabeça de ninguém de que eu posso ser levada a sério”, afirmou.

“Eu não poderia concorrer senão como mulher. Estou empolgada por finalmente poder romper o mais duro de todos os tetos de vidro”, disse Hillary.

O debate ocorreu na escola militar Citadel, em Charleston, Carolina do Sul. Foi o quarto encontro entre os democratas, que dentro de seis meses começam a disputar primárias e convenções para a eleição de novembro de 2008.

Novamente, Obama questionou o voto dado por Hillary no Senado, em 2002, autorizando a guerra do Iraque. “A hora de perguntarmos como sair do Iraque era antes de entrar”, disse ele.

O deputado pacifista Dennis Kucinich disse que o Partido Democrata traiu seus eleitores porque, em 2006, ganhou as eleições parlamentares com a promessa de obrigar o governo a retirar suas tropas do Iraque, o que até agora não aconteceu.

O YouTube recebeu mais de 2.000 perguntas, das quais mais de 30 foram selecionadas pelos editores da CNN.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo