Departamento de Justiça exige que 23 jurisdições, incluindo West Palm Beach, colaborem com o ICE

Documento enviado nesta quarta-feira (24) ameaça cidades e estados ‘santuários’, que protegem imigrantes indocumentados

0
3632
Jeff Sessions
Jeff Sessions

A cidade de West Palm Beach está entre as 23 jurisdições – entre cidades, condados e estados – alvos do Departamento de Justiça em uma carta enviada nesta quarta-feira (24), exigindo o cumprimento da legislação imigratória.

O documento ameaça intimar essas localidades, caso as autoridades locais insistam em não colaborar com as autoridades de imigração. Isso quer dizer que o governo quer ter acesso ao status imigratório de pessoas presas por qualquer razão.

Entre as 23 jurisdições que receberam o comunicado estão além de West Palm Beach, estão as cidades de Chicago, New York, Denver e Los Angeles e os estados de Illinois, Oregon e Califórnia. Na Flórida, só foi citada a cidade de West Palm Beach, que já se declarou ser ‘santuário’ para imigrantes indocumentados.

Em março, disse ser ‘Welcoming city’ para imigrantes, numa resposta às duras políticas imigratórias do governo federal. Assim como West Palm Beach, a Califórnia, New York e outras cidades da lista já elaboraram políticas para proteger esses imigrantes.

O procurador-geral Jeff Sessions disse que as ‘cidades-santuário’ são as culpadas por crimes cometidos – e não reportados – de imigrantes indocumentados. “Proteger estrangeiros criminosos das autoridades federais de imigração desafia o senso comum e mina o estado de direito”, disse Sessions. Veja a íntegra do documento no link.

Veja a lista de jurisdições intimadas a colaborar com a Imigração:

Chicago, Illinois;

Cook County, Illinois;

New York City, New York;

Califórnia;

Albany, New York;

Berkeley, Califórnia;

Bernalillo County, New Mexico;

Burlington, Vermont;

Denver, Colorado;

Fremont, Califórnia;

Jackson, Mississippi;

King County, Washington;

Lawrence, Massachusetts;

Los Angeles, Califórnia;

Louisville Metro, Kentucky;

Monterey County, Califórnia;

Sacramento County, Califórnia;

City and County of San Francisco, Califórnia;

Sonoma County, Califórnia;

Watsonville, Califórnia;

West Palm Beach, Florida;

Illinois;

Oregon.