Estados Unidos Manchete

Deputado democrata é eleito para a vaga de George Santos, destituído do Capitólio dos EUA

Vitória de Tom Suozzi, em dia de nevasca no estado de New York, reduz ainda mais a já pequena maioria republicana no Congresso

Suozzi é eleito para a vaga do deputado cassado George Santos (box), reduzindo ainda mais a maioria republicana na Câmara de Representantes (Foto: Sebastian Rothwyn/U.S. National Guard/Flickr)
Suozzi é eleito para a vaga do deputado cassado George Santos (box), reduzindo ainda mais a maioria republicana na Câmara de Representantes (Foto: Sebastian Rothwyn/U.S. National Guard/Flickr)

O 3º Distrito Congressional de New York tem um novo deputado, eleito em um pleito especial depois que o ocupante original da cadeira, o deputado republicano George Santos, filho de brasileiros, foi destituído do cargo sob várias acusações de irregularidades. O experiente democrata Tom Suozzi venceu a acirrada disputa e vai cumprir o mandato-tampão de 11 meses, justamente em um ano eleitoral nos Estados Unidos. O resultado ameaça ainda mais a estreita maioria do partido de oposição na Câmara de Representantes.

A votação foi marcada por uma forte nevasca na região, que prejudicou a circulação de carros e pessoas na terça-feira, dia 13 de fevereiro. A campanha, porém, mostrou uma chuva de acusações entre os dois candidatos, especialmente em temas como imigração, aborto e inflação, refletindo o que está na pauta nacional. Curiosamente, a adversária republicana de Suozzi, Mazi Pilip, registrou-se no passado como uma democrata e esse parece ter sido um dos motivos para que não ela recebesse o apoio declarado do provável cabeça de chapa do Partido Republicano à corrida presidencial deste ano, o ex-presidente Donald Trump.

Com o triunfo de Suozzi, a maioria na Câmara em favor da oposição diminuiu ainda mais: 219 deputados republicanos e 213 democratas – há ainda três cadeiras vagas. Já em nível local, o reduto de Long Island volta a ser “azul”, depois de o conservador George Santos ter surpreendido nas eleições de 2022, recebendo 142 mil votos (quase 55% do eleitorado) numa área progressista. Só que a trajetória política deste filho de brasileiros e primeiro homossexual assumido a se eleger pelo partido sempre esteve acompanhada de escândalos: ele foi desmascarado por mentir em seu currículo, acusado de praticar crimes financeiros ao usar dinheiro de campanha para uso pessoal e até recebimento ilícito do seguro-desemprego. Tantas irregularidades acabaram motivando a cassação do mandato de George Santos, a pedido do Comitê de Ética da casa. Ele foi apenas o terceiro deputado expulso da Câmara desde a Guerra Civil.

A repercussão do resultado das urnas coloca ainda mais fogo no cenário político de New York e interrompe uma série de vitórias do partido republicano no estado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo