Imigração Notícias

Deputados do Texas aprovam projeto para investir $1.5 bilhão para construir novas barreiras na fronteira

Se projeto virar lei, mais de 50 milhas de cercas e muros serão construídos para conter imigrantes na fronteira do Texas com o México

Muro na fronteira dos EUA com o México Foto- Mani Albrecht - U.S. Customs and Border Protection)
Muro na fronteira dos EUA com o México Foto- Mani Albrecht – U.S. Customs and Border Protection)

Deputados do Texas aprovaram, na segunda-feira (23), uma proposta para investimentos de $1.5 bilhão em muros e barreiras para conter a travessia de imigrantes na fronteira do estado com o México. A House Bill 6 foi aprovada por 14 votos a 9 no comitê e segue para votação em plenário.

Caso o projeto seja aprovado, o dinheiro vai ser usado para a construção de 50 milhas (80,6 km) em muro, portões e cercas para conter a imigração ilegal. Essas barreiras seriam adicionais a já planejada construção de 40 milhas (65 km) de muro. Em agosto, o estado do Texas já instalou dez milhas em uma cerca de aço em diferentes partes da fronteira.

O autor do projeto, Jacey Jetton, do Partido Republicano, disse que esses investimentos são urgentes, já que a entrada de imigrantes nesta parte da fronteira está fora de controle. “Eu acredito que quem votou a favor quer ver nossa fronteira mais segura e não vê problemas neste dinheiro ser gasto para garantir a nossa segurança”, disse o deputado.

Segundo informações do Homeland Security, no ano fiscal de 2023 – entre outubro de 2022 e setembro de 2023 – cerca de 2 milhões de estrangeiros foram apreendidos na fronteira sul.

Democratas criticam a medida

Deputados democratas acreditam que é muito dinheiro para ser gasto em algo que terá pouco efeito. “Eu acho que construir este muro é um desperdício do dinheiro do contribuinte. Isso não funciona, se fosse eficaz, não veríamos o enorme número de pessoas atravessando todos os dias”, disse David Stout, commissioner democrata e presidente do Texas Border Coalition.

No início deste mês, o governo federal anunciou que vai suspender 26 leis e regulações ambientais para permitir a construção de cercas no condado de Starr, no Texas. O presidente Joe Biden disse aos repórteres na ocasião que o dinheiro já estava previsto para este fim, por isso, autorizou. Biden reforçou que não acredita que muros e cercas sejam a solução para a crise imigratória. (Com informações do Texas Tribune)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo