Local Manchete

DeSantis assina lei que aumenta pena para saqueadores de lojas e ladrões de encomendas

A HB549 permite punições mais duras para roubos no varejo, incitação ao saqueamento por meio das redes sociais, e roubo de pacotes em portas de residências

Ron DeSantis sanciona lei HB 549. Foto: X

O governador Ron DeSantis assinou, na terça-feira (9), um projeto de lei que aumenta as penalidades para saqueadores de lojas e os chamados “porch pirates”, ladrões de pacotes e encomendas, na Flórida. Em entrevista coletiva, o republicano explicou que a HB 549 permite punições mais duras para roubos no varejo, incitação ao saqueamento por meio das redes sociais, e roubo de pacotes em portas de residências. “Se você pedir algo online, o pacote estará lá e, se não estiver, alguém terá que pagar por isso”, disse o governador.

A lei, que entra em vigor no dia 1º de outubro, estabelece crime de terceiro grau, punível com até cinco anos de prisão, se os criminosos cometerem saqueamento no varejo com cinco ou mais indivíduos. Também será considerado crime de segundo grau, punível com até 15 anos de prisão, se os criminosos cometerem roubos a lojas com cinco ou mais indivíduos e utilizarem as redes sociais para solicitar que outros participem no saqueamento.

Será crime de primeiro grau, com pena de até 30 anos de prisão, cometer roubo no varejo com arma de fogo ou se o criminoso tiver duas ou mais condenações anteriores por roubo no varejo.

DeSantis aproveitou a ocasião para criticar as leis de outros estados, como a Califórnia. “Há leis liberais e essas pessoas estão explorando isso, sabendo que podem saquear uma certa quantia sem enfrentar quaisquer penalidades significativas”, disse, reforçando que o projeto faz parte de seu esforço para tornar a Flórida um “estado de lei e ordem”. E completou: “Na Flórida, vimos um declínio nos roubos no varejo nos últimos quatro anos”, disse. “Vamos garantir que nossos varejistas possam vender produtos, que os consumidores possam se beneficiar e que as pessoas sejam responsabilizadas quando infringirem a lei”.

*com informações do WFLA

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo