Local

DeSantis critica protestos pró-Palestina em universidades da Flórida: ‘vamos manter a ordem’

Enquanto o governador falava, manifestantes pró-Palestina protestavam ao fundo durante a coletiva

DeSantis condena manifestações pró-Palestina na UF. Foto: Facebook

O governador Ron DeSantis concedeu uma coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (8) na Universidade da Flórida (UF), em Gainesville, onde abordou os recentes protestos nos campi universitários em torno do conflito Israel-Hamas, prometendo manter a lei e a ordem em todos os campi da Flórida. “Se as universidades não forem capaz de manter a ordem, nós vamos encontrar outras formas de manter a ordem”, disse.

O governador criticou a ação dos manifestantes pró-Palestina. “Eles não deveriam poder acampar nos gramados das universidades. Eu sei que eles tentaram fazer isso na UF e na FSU e foram escoltados para fora muito rapidamente. Isso é o que deveria acontecer nas universidades da Flórida”.

Enquanto o governador falava, manifestantes pró-Palestina protestavam ao fundo durante a coletiva. “Sabe, eu não estive aqui no campus depois de 7 de outubro”, disse DeSantis. “Tenho certeza de que esses manifestantes estavam todos muito chateados com o fato de o Hamas ter entrado nas comunidades israelenses e assado bebês em fornos, estuprado mulheres e assassinado idosos de forma brutal. Tenho certeza de que eles estavam muito chateados com isso – Ah, não, não ficaram. Isso mesmo. Eles não se importaram com isso. Eles estavam completamente bem com a ocorrência desses massacres e não tinham nenhuma preocupação com isso.”

O governador também criticou a “ocupação da Faixa de Gaza”. “A Faixa de Gaza não está ocupada, ok?” DeSantis disse. “Esse tem sido o santuário do Hamas há muitos anos e será que eles criaram oportunidades para as pessoas? Eles utilizaram os recursos naturais? Não. Eles concentraram seus esforços no terrorismo e foi isso que aconteceu. E então, muito disso é uma farsa. É meio constrangedor ouvir algumas dessas bobagens.”

Além de falar sobre protestos nos campi universitários, o governador também anunciou na quarta-feira que o estado reservaria $20 milhões para apoiar escolas judaicas e aprovaria quase $570 milhões para financiamento de segurança escolar de ensino fundamental e médio no orçamento. Ele disse que $20 milhões também seriam destinados às faculdades da HBCU na Flórida para aumentar a segurança e a infraestrutura. Como parte do esforço para melhorar a segurança escolar, o governador disse que os drones agora serão proibidos de sobrevoar os campi escolares.

Na terça-feira, o governador alertou via rede social, que quaisquer estudantes envolvidos em protestos não autorizados em faculdades e universidades estaduais podem ser expulsos. “Em lugares como Columbia e Yale, os manifestantes do Hamas dominam, e as universidades são muito fracas e assustadas para fazer qualquer coisa – mesmo quando essas pessoas assediam estudantes e professores judeus”, disse o governador no X. “Se você tentar isso em uma Universidade da Flórida, você será expulso.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo