Estados Unidos

DeSantis diz que Trump é vítima de ‘armação’ mas nega extradição ao ex-presidente para Flórida

Apesar da aparente defesa ao colega republicano, DeSantis prometeu que a Flórida “não ajudará em um pedido de extradição” no que chamou de “circunstâncias questionáveis”

DeSantis é visto como o principal rival de Trump em uma possível primária do Partido Republicano em 2024. Foto: Mega

Na noite de quinta-feira (30), o governador Ron DeSantis se pronunciou sobre o caso de indiciamento do ex-presidente Donald Trump, chamando a decisão de “antiamericana” e impulsionada por uma agenda política. “A armação do sistema jurídico para promover uma agenda política vira o estado de direito de cabeça para baixo. É antiamericano ”, tuitou DeSantis, que é visto como o principal rival de Trump em uma possível primária do Partido Republicano em 2024.

Apesar da aparente defesa ao colega republicano, DeSantis prometeu que a Flórida “não ajudará em um pedido de extradição” no que chamou de “circunstâncias questionáveis”. Trump, que mora na Flórida, deve ser indiciado na próxima semana em New York. “A Flórida não ajudará em um pedido de extradição, dadas as circunstâncias questionáveis ​​com este promotor de Manhattan apoiado por Soros e sua agenda política”, postou no Twitter, cerca de uma hora e meia após a divulgação da notícia da acusação.

A lei da Flórida permite que o governador intervenha em questões de extradição se forem contestadas, embora os advogados de Trump tenham indicado anteriormente que não têm planos de lutar para a extradição do ex-presidente.

Um grande júri de Manhattan votou na quinta-feira (30) para indiciar Trump pelo suposto pagamentos ilegal feito a uma estrela de cinema pornô durante sua campanha de 2016.

DeSantis, um esperado rival de Trump para a indicação presidencial de 2024, não comentou as acusações específicas contra Trump, mas rapidamente se juntou a uma frente unida de apoio ao ex-presidente republicano na Flórida. “Acho que isso vai realmente motivar muitos republicanos a se envolverem ainda mais como resultado do que provavelmente consideram uma perseguição política injusta ao ex-presidente”, disse o ex-presidente do Partido Republicano da Flórida, o senador estadual Joe Gruters, em coletiva em Tallahassee.

A postura atual de DeSantis não reflete o que ele disse na semana passada, quando chamou de “conduta dissimulada” o suposto caso de Trump com a atriz pornô Stormy Daniels. Trump respondeu dizendo estar lutando contra “lunáticos da esquerda radical”, enquanto DeSantis se aproveitava da situação para obter uma possível vantagem política no partido.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo