Imigração

DeSantis mobiliza tropas da Flórida para apoiar o Texas na fronteira em oposição a autoridades federais

O movimento de DeSantis reflete o apoio de 26 estados, incluindo a Flórida, aos esforços do Texas na segurança fronteiriça, em meio a uma disputa legal com o governo Biden

Na última quinta-feira (26), o governador Ron DeSantis anunciou uma ação decisiva, mobilizando a Guarda Estadual e Nacional da Flórida para prestar apoio ao estado do Texas em meio à crescente rivalidade com autoridades federais em Eagle Pass. A natureza exata da missão das tropas ainda não foi esclarecida. O movimento de DeSantis reflete o apoio de 26 estados, incluindo a Flórida, aos esforços do Texas na segurança fronteiriça, em meio a uma disputa legal com o governo Biden.

Esta medida foi tomada após o governador do Texas, Greg Abbott, desafiar as autoridades federais na comunidade fronteiriça, alegando a proteção do seu estado contra uma suposta “invasão”. O embate escalou quando Abbott, no mês passado, tomou posse de um parque municipal em Eagle Pass, impedindo o uso pelos agentes da Patrulha de Fronteira como área de preparação.

Vale ressaltar que o governo federal detém autoridade constitucional sobre todas as questões de imigração. No entanto, Abbott desafiou ordens do Supremo Tribunal dos EUA, que recentemente determinou que o governador permitisse a entrada dos agentes e removesse o arame farpado que bloqueava o acesso ao rio, essencial para auxiliar migrantes em situação de perigo.

A procuradora-geral da Flórida, Ashley Moody, expressou publicamente o respaldo em uma carta enviada ao presidente Joe Biden e ao secretário do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas. A correspondência destaca que, desde janeiro de 2021, mais de 6 milhões de “imigrantes ilegais” cruzaram a fronteira sul dos EUA. Em resposta a essa “crise fronteiriça”, Abbott lançou a “Operação Estrela Solitária” em março de 2021, visando não apenas a imigração ilegal, mas também reprimindo o tráfico de pessoas e esforços de contrabando de drogas.

Os resultados divulgados pelo Departamento de Segurança Pública do Texas indicam que a operação já capturou quase 500 mil imigrantes indocumentados, realizou mais de 30 mil detenções criminais e apreendeu mais de 450 milhões de doses letais de fentanil. O xerife de Volusia, Mike Chitwood, relacionou a falta de segurança na fronteira com casos de tráfico de pessoas e aumento de mortes por fentanil na Flórida Central.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo