Brasil

Desemprego no Brasil já atinge 10,4 milhões de pessoas

Quantidade de brasileiros sem emprego equivale a todos os moradores das cidades do Rio de Janeiro, de Salvador e de Maceió juntos

Brasileiros desempregados aguardam atendimento em tenda montada pela Prefeitura de Sao Paulo no Vale do Anhangabau
Brasileiros desempregados aguardam atendimento em tenda montada pela Prefeitura de Sao Paulo no Vale do Anhangabau

DA REDAÇÃO – A crise econômica vem se agravando no Brasil, mostra reportagem publicada pelo portal G1. O país completou em março 12 meses ininterruptos de fechamento de vagas com carteira assinada, segundo informações divulgadas na sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho.

Segundo o IBGE, já são mais de 10 milhões de desempregados e para se ter uma dimensão desse número, é como se todos os moradores das cidades do Rio de Janeiro, de Salvador e de Maceió, juntos, estivessem desempregados ao mesmo tempo.

O último mês com contratações acima das demissões foi março do ano passado, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Os números oficiais mostram as demissões superaram as contratações em 118.776 vagas formais em março de 2016, no que foi o pior resultado, para este mês, desde o início da série histórica do governo, em 1995. Deste modo, foi o pior mês de março em 25 anos.

A demissão de trabalhadores acontece em meio à forte queda do nível de atividade, com a economia brasileira passando pela maior recessão dos últimos 25 anos. No ano passado, o PIB “encolheu” 3,8% e, para este ano, a previsão do mercado financeiro é de um recuo de igual intensidade.

No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o país perdeu 319.150 empregos formais. No mesmo período do ano passado, 50.354 trabalhadores com carteira assinada foram demitidos.

Segundo o governo, o resultado dos três primeiros meses deste ano também foi pior, para este período, desde o início da série histórica do Ministério do Trabalho, em 2002.

Os números de criação de empregos formais do primeiro trimestre, e de igual período dos últimos anos, foram ajustados para incorporar as informações enviadas pelas empresas fora do prazo nos meses de janeiro e fevereiro. Os dados de março ainda são considerados sem ajuste.

O Ministério do Trabalho informou também que, nos últimos doze meses, foi registrada a demissão de 1.853.076 trabalhadores com carteira assinada.

Com isso, o total de trabalhadores empregados formalmente no país somou 39,37 milhões de pessoas em março deste ano, contra 41,22 milhões de pessoas empregadas, com carteira assinada, no mesmo mês do ano passado.

Sudeste e Nordeste lideram demissões

A região Sudeste foi a que teve mais trabalhadores demitidos no mês passado, quando 58.004 pessoas perderam o emprego. A região Nordeste, por sua vez, registrou a demissão de 46.269 trabalhadores, enquanto a região Norte contabilizou o fechamento de 10.706 vagas formais.

Já a região Sul fechou 2.855 empregos com carteira assinada no mês passado e, a região Centro-Oeste, apresentou um saldo de 942 vagas formais fechadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo