Negócios

Deserdado, Alberto Safra processa a própria mãe em caso de herança bilionária em NY

Herdeiro de Joseph Safra -- o homem mais rico do Brasil até sua morte, em 2020 --, Alberto acusa a mãe e os irmãos de 'atos ilegais e agressivos'

Alberto Safra move ação contra a família. Foto: BMC News

Herdeiro de Joseph Safra — o homem mais rico do Brasil até sua morte, em 2020 –, Alberto Safra entrou com um processo contra a mãe, Vicky Safra, e os irmãos Jacob e David, eu uma disputa pela herança bilionária do pai. A ação foi aberta na última sexta-feira (3) na Suprema Corte do Estado de New York, segundo apurou a agência de notícias Reuters. Ele afirma que os familiares diluíram de forma ilegal sua participação na SNBNY, holding que controla o Safra National Bank, um banco americano com $ 9 bilhões em ativos, e que não tem relação com o Banco Safra brasileiro.

“Em razão de atos ilegais e agressivos praticados por seus irmãos, Alberto Safra não teve alternativa senão ingressar com ação judicial na Suprema Corte de Nova York para proteger os seus direitos”, afirmou o autor da ação, em nota.

Alberto renunciou ao conselho de administração do Safra em novembro de 2019, após uma disputa com seu irmão mais novo, David. Em nota, a família afirmou que poucos meses após receber a doação dos pais como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra sem atender aos apelos de Joseph, iniciando a abertura de um negócio concorrente ao do pai. A família Safra afirmou ainda que Joseph, na época, conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto, já que se tratava de uma afronta a ele próprio. “Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento”.

Em 2021, Alberto e a família chegaram a se aproximar de um acordo sobre o testamento do pai, tentando evitar litígios sobre uma fortuna de quase 15 bilhões de dólares. “A família lamenta o caminho adotado por Alberto, que primeiro atentou contra o pai em vida e agora o faz contra sua memória, e refuta suas alegações”, afirmou em comunicado.

Joseph Safra, ou Seu José, como era chamado pelos mais próximos, nasceu em 1938 no Líbano e imigrou para o Brasil na década de 60, dando continuidade aos negócios de seu pai no Grupo Safra, mais conhecido no Brasil como Banco Safra.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo