Histórico

Dick Cheney faz visita surpresa a Bagdá

O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, chegou nesta quarta-feira a Bagdá para uma visita surpresa, durante a qual se reunirá com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki e presidente Jalal Talabani.
Cheney solicitará às autoridades iraquianas um maior esforço em favor da reconciliação nacional, mas também insistirá ante os deputados iraquianos para que cancelem as férias de verão (hemisfério norte, inverno no Brasil) de dois meses.
A decisão dos deputados iraquianos de entrar em férias irritou muitas personalidades do governo americano, já que neste período importantes leis deveriam ser adotadas.
“A verdade é que com o esforço maior que fazemos, com o que fazem as forças de segurança iraquianas, é impossível compreender que o Parlamento iraquiano se dê dois meses de férias este verão”, declarou o embaixador americano no Iraque, Ryan Crocker.
“Isto faz claramente parte da mensagem. A secretária de Estado Condoleezza Rice disse e eu também falo. Estou certo de que o vice-presidente também falará”, acrescentou o diplomata.
O governo americano está irritado com a lentidão na discussão dos projetos de lei importantes no Parlamento iraquiano, como a distribuição dos recursos do petróleo ou o que pretende permitir aos ex-membros do partido Baath participar na vida pública e social.
Dick Cheney iniciou uma viagem de uma semana pelo Oriente Médio e passará ainda pelos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito e Jordânia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo