Estados Unidos Geral Manchete

Diferença entre Hillary e Trump no voto popular passa de dois milhões a mais

Democrata continua aumentando a vantagem sobre o Republicano na preferência geral, mas o Colégio Eleitoral é quem define o vencedor da eleição; diferença é recorde histórico entre os que ganharam no voto popular mas perderam no Colégio Eleitoral

Hillary Clinton não vai disputar as eleições em 2020
Hillary Clinton não vai disputar as eleições em 2020

A diferença entre Hillary Clinton e Donald Trump ultrapassou a casa de dois milhões de votos populares a mais para a Democrata, informou nesta quinta-feira (24) o USA Today. É um recorde histórico entre os candidatos que ganharam no voto popular mas perderam no Colégio Eleitoral.

A margem tende a aumentar ainda mais, na medida que são apurados os últimos votos na Califórnia e outras áreas da Costa Oeste, onde Hillary ganhou com folga. A diferença passou dos dois milhões durante a manhã de quarta-feira (23), segundo Dave Wasserman, do Cook Political Report. Na tarde de quarta, Hillary contabilizava 64.225.863 votos, contra 62.210.610 para Trump. A maior vantagem está da Califórnia, onde Hillary teve 3,7 milhões de votos a mais que Trump.

A mesma coisa aconteceu em 2000, quando Al Gore venceu no voto popular mas perdeu para George W. Bush no Colégio Eleitoral por causa de uma diferença de 537 votos a mais para Bush no estado da Flórida.

Alguns Democratas começaram um movimento pela abolição do Colégio Eleitoral por conta dessas duas derrotas. Mas as chances não são boas. A Constituição regula o Colégio Eleitoral e os estados menores – especialmente aqueles indefinidos ideologicamente – provavelmente bloqueariam uma proposta de mudança.

Trump, que já foi crítico do sistema, agora diz que a eleição pelo voto popular obrigaria os candidatos a fazer campanhas apenas nos maiores estados, como Califórnia, Texas, Flórida e New York.

“Acho que o voto popular seria mais prático no sentido de que seria necessário ir a menos lugares para ganhar”, disse Trump ao The New York Times. “Acho que isso que é genial no Colégio Eleitoral. Não era fã até hoje.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo