Histórico

Dilma dispara na liderança na corrida pela Presidência

Candidata do governo abre cinco pontos de vantagem sobre Serra, a quatro meses da eleição

Pela primeira vez na corrida eleitoral, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), abriu cinco pontos de vantagem sobre o seu principal adversário, o tucano José Serra. A pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que a ex-ministra tem 40% das intenções de voto, contra 35% do Tucano.

O levantamento foi feito depois da veiculação dos programas eleitorais dos partidos de oposição (PSDB, PTB e PPS), que em junho cansaram de exibir o apoio a Serra. Em uma pesquisa anterior do Ibope, em 17 de março, o tucano liderava as intenções de voto, com a preferência de 38% dos entrevistados, contra 33 % da petista.

José Serra foi apontado candidato na convenção do PSDB, em Salvador, no último dia 12. Até hoje, no entanto, o partido não acertou quem será o companheiro de chapa. O PT lançou Dilma Rousseff no dia seguinte, 13 de junho, em Brasília, tendo o deputado federal Michel Temer (PMDB) como o candidato a vice-presidente.

Outra boa notícia é que a candidata do PT à sucessão de Lula aparece em primeiro lugar também na pesquisa espontânea das intenções de voto, onde os entrevistados falam em quem pretendem votar para presidente sem que o entrevistador apresente antes o nome dos candidatos. O levantamento foi feito entre os dias 19 e 21 de junho, com 2,2 mil entrevistados de 140 municípios brasileiros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo