Imigração Notícias

Diminui tempo de espera para obter a cidadania americana

Nos dois últimos meses, a demora nos escritórios do USCIS se reduziu de 24 para 15 meses, em média

Em Portland (Maine) é o onde o processamento vem sendo feito com mais rapidez. Em apenas 11 meses de espera, é possível obter a cidadania americana (Foto: btlaw.com)
967,4 mil imigrantes adultos foram naturalizados neste ano fiscal (Foto: btlaw.com)

Na terceira semana de junho, o processamento de cidadania americana estava demorando cerca de dois anos. Agora, o tempo de espera é de 15 meses, em média.

O Serviço de Naturalização e Cidadania dos EUA (USCIS) não mede o tempo mínimo e máximo de espera, apenas calcula o nível de processamento no qual concederá a cidadania americana por naturalização.

O escritório do USCIS em Christiansted (Virginia) é o local com maior demora para conceder a cidadania, com 24 meses, seguido por New Orleans (Lousiana) e Seattle (Washington), com 19.5 meses. Em Sacramento (Califórnia), o tempo de espera é de 18.5 meses, enquanto em Brooklin (New York), Charlotte (North Carolina), Houston (Texas) e Saint Lousi (Missouri) a espera é de 18 meses,

Portland (Maine) é o onde o processamento vem sendo feito com mais rapidez. Em apenas 11 meses de espera, é possível obter a cidadania americana, seguido por Kansas City e Spokane (Washington), com 12 meses, Buffalo (New York), 12.5 meses e Clevaland (Ohio), com 13 meses de espera.  

Em março, o órgão federal anunciou um plano para “reduzir” o backlog que, na época, ultrapassava 9 milhões de formulários em diferentes benefícios, incluindo cidadania por naturalização (Formulário N-400) e residência permanente legal (green card ou green card). .

O USCIS disse na época que parte do plano consistiria na instalação de um sistema premium (prioritário), no qual os imigrantes pagariam uma taxa adicional para acelerar o processo e reduzi-lo para 6 meses (180 dias) no máximo.

Mas nem todos esperam que essa seja a solução para o problema. “Ainda estamos vendo que as entrevistas demoram muito porque implementaram um sistema informatizado”, diz Alex Gálvez, advogado de imigração de Los Angeles.

“Antes, a entrevista demorava cerca de 20 minutos e o agente do USCIS verificava os dados no papel e fazia as correções ali mesmo, se necessário. Mas agora eles usam um sistema que tem 20 páginas e é preciso ir uma a uma, linha por linha, aprovando e salvando as informações. E se não fizer como o sistema indica, não se pode avançar”, explicou.

“Antes eram 7 ou 8 páginas no máximo (do Formulário N-400). Somente neste procedimento o tempo triplicou. É outra causa do atraso, desta vez devido à nova tecnologia que implementaram”, salientou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo