Diplomata brasileiro morto no Iraque será tema de filme

0
677

O diretor de cinema britânico Terry George, de Hotel Ruanda (2004), anunciou durante o 14º Festival de Cinema de Sarajevo que gravará, naquela cidade, seu próximo filme, sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Enviado especial das Nações Unidas ao Iraque, Sérgio morreu em 2003 em um ataque terrorista em Bagdá e também foi o representante da ONU em Sarajevo, durante a Guerra da Bósnia (1992-1995). “Será uma grande filme, filmado em várias partes do mundo, e Sarajevo é a locação mais importante”, anunciou o cineasta.

George, que também foi roteirista do filme Em Nome do Pai (1993), informou que atualmente está trabalhando no roteiro, que planeja começar a produção em 2009 e que pretende terminar o filme em um ano. “Também preciso de bons atores, o que exige um grande orçamento. O certo é que o filme será gravado”, disse. Ele disse ter orgulho do fato de seus trabalhos terem mudado a consciência das pessoas. “Sinto orgulho, mas isso não deve servir de desculpa para ninguém. Conheço gente que me disse que se emocionou com Hotel Ruanda, e eu perguntei a elas o que fizeram” por aquele país.

Esta é a terceira vez que George participa do Festival de Cinema de Sarajevo, por considerar o evento um acontecimento cultural totalmente diferente de todos os demais do mundo. “Em muitos festivais famosos não se sente a profunda união entre o público e as estrelas de cinema como aqui. Este festival fica melhor e maior a cada ano. Aqui as produções chegam ao público, o que, para mim, é a característica dos melhores festivais do mundo”, declarou.