Histórico

‘Direto da Redação’ completa sete anos de opiniões firmes

Site criado por Eliakim Araújo e Leila Cordeiro mantém colaboradores como José Inácio Werneck e Roberto Porto

O Direto da Redação, site de opinião editado por Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, chega em agosto ao seu sétimo aniversário. Criado em 2001, às vésperas dos ataques terroristas aos Estados Unidos, o portal mantém hoje em seu time de articulistas nomes como Roberto Porto e José Inácio Werneck, ambos escritores e renomados jornalistas; John Hemingway, neto do grande escritor americano John Hemingway; e Antonio Tozzi, que vive em nossa comunidade aqui no sul da Flórida e já foi editor do AcheiUSA. A data serviu como ponto de partida para mudanças no site. “Mudamos de cara mas mantivemos o mesmo compromisso com a opinião plural”, ressalta Eliakim.

O Direto da Redação juntou, num único espaço, profissionais de comunicação independentes, muitos deles que já haviam se encontrado em redações de órgãos de imprensa no Brasil. “Graças à Internet, nos reencontramos numa redação virtual, apesar de estarmos em vários pontos do planeta, como Miami, Nova Iorque, Paris, Milão, Berna, Brasília, São Paulo e Rio”, destaca Eliakim na apresentação do grupo, ressaltando que as colaborações são oferecidas pelo prazer de escrever de cada um. Ou seja, o compromisso do grupo é transformar o site num fórum permanente para o debate de idéias.

No início do trabalho, o Direto da Redação era distribuído a cerca de trezentas pessoas, na verdade amigos dos colunistas naquele primeiro momento. Os artigos sobre temas variados e com total liberdade de expressão por parte dos autores começaram a cativar um público bem maior e de várias partes do planeta. “Fomos crescendo ano a ano, conquistando leitores e respeitando o direito de opinião de cada um, colunistas ou internautas que interagem conosco”, afirma Eliakim, consciente de que o portal está no caminho certo, no início do oitavo ano de atuação.

Prova disso é o número de acessos ao site (www.diretodaredacao.com): só neste ano, entre janeiro a julho, foram quase 100 mil visitantes, que acessaram 493.411 páginas, proporcionando 2.660.188 hits (cliques). “O DR já não é só nosso, pertence a todos vocês”, agradece Leila Cordeiro, que nesta semana está presente no site com um artigo sobre “o jeitinho brasileiro na terra do Tio Sam”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo