Histórico

Diretores de escolas brasileiras fazem intercâmbio nos Estados Unidos

Os educadores vão conhecer a realidade americana e tentar implantar no Brasil

Da Redação com Agência Brasil – Vinte e cinco diretores de escolas públicas brasileiras estão nos Estados Unidos para um encontro de três semanas com educadores americanos para um Seminário sobre Gestão e Lideranças Escolares. O encontro começou no dia 10 em Washington, capital dos Estados Unidos, e o grupo, que ainda conta com a companhia de professores de Portugal, da Tailândia e Argentina, será dividido e enviados aos estados do Arizona, Texas, de Minnesota, Illinois, Nova York e da Califórnia para avaliar as práticas dos sistemas de gestão na educação americana. O término do intercâmbio está marcado para 4 de novembro.

As dificuldades na área de educação entre os dois países é grande, mas a organização acredita que os diretores brasileiros possam conhecer o método educacional americano durante o intercâmbio e, assim, tentar implantar novas práticas de gestão. O maior problema brasileiro é a insuficiente para solucionar problemas como os de infraestrutura das escolas.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança há quatro anos, a representante do Rio Grande do Sul, Sandra Reckziegel, que será enviada para uma escola pública em Minnesota, disse estar ansiosa para o início do intercâmbio. Apesar de ter sido selecionada pelo diferencial da escola que dirijo, tudo o que nos espera nos EUA será novidade. Espero aprender o que for possível para aplicar muitas coisas onde trabalho, planeja.

Após retornarem ao Brasil, os diretores participarão da entrega do Prêmio Gestão Escolar Escola Destaque Brasil, criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A cerimônia no dia 5 de novembro busca valorizar o desenvolvimento das escolas públicas do Brasil. A instituição vencedora será premiada com R$30 mil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo