Histórico

Dirigir e mandar mensagens de textos será proibido a partir de 1º de outubro

Motoristas devem ficar atentos para não serem surpreendidos com multas

DA REDAÇÃO, COM SUN-SENTINEL – Os motoristas da Flórida devem ficar atentos porque a partir do dia 1 de outubro está proibido por lei o text and driving, dirigir e escrever mensagens de textos ao mesmo tempo. A prática, comum entre os condutores da Florida, é comprovadamente perigosa. O uso do telefone celular enquanto dirige ainda e permitido, bem como escrever mensagens de texto se o motorista estiver parado no sinal vermelho.

Não haverá uma campanha maciça de conscientização dos motoristas, já que a verba de $1 milhão para a campanha foi vetada pelo governador Rick Scott, com argumento que a população já esta ciente do perigo.

A Flórida esta atrasada no que diz respeito a essa proibição, sendo o 41 º estado a proibir a prática. A violação é considerada secundária e deve ser tornar lei em breve.

Quanto à necessidade de tal lei, um estudo divulgado no início deste ano mostrou cerca de 3.000 adolescentes morrem em acidentes causados por mensagens de texto a cada ano. O Conselho Nacional de Segurança disse que cerca de 28% dos acidentes de trânsito – cerca de 1,6 milhão por ano – envolvem motoristas que falam ao celular ou mensagens de texto.

No Brasil, é proibido pelo Código de Transito Brasileiro (CTB) desde 1997 falar ao telefone celular ao dirigir. A falta começou como sendo média, já que na época quase ninguém tinha o aparelho. A atualização do CTB esta na Comissão de Trânsito da Camara e a infração podera ser considerada falta gravíssima e o valor da multa de R$ 191,54.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo