Estados Unidos Manchete

Discurso de Biden no State of the Union provoca vaias e reação de republicanos: ‘Mentiroso!’

Em seu primeiro discurso desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara dos Representantes, Biden provocou os opositores e foi interrompido por vaias

Deputada Marjorie Taylor Greene interrompe discurso de Biden no State of the Union. Foto: USA Today

O presidente democrata Joe Biden fez um discurso no State of the Union, na terça-feira (7), evento que faz um balanço dos últimos 12 meses e destaca as principais propostas do governo. Esse foi o primeiro discurso do presidente aos congressistas desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara dos Representantes nas eleições de novembro. Com o recém-eleito presidente da Câmara do Partido Republicano, Kevin McCarthy, sentado na cadeira que foi de Nancy Pelosi por décadas, Biden elogiou o progresso econômico e as conquistas legislativas sob sua gestão, pediu urgência do Congresso para aprovar uma longa lista de prioridades inacabadas e provocou os republicanos sobre o impasse no teto da dívida americana. A fala foi recebida com vaias e reação da oposição.

Segundo Biden, membros do Partido Republicano no Congresso enviaram uma proposta para cortar benefícios como Social Security e Medicare em troca de aumentar o teto da dívida, que atualmente é de quase $ 31,4 trilhões. “Mentiroso!”, gritou a deputada Marjorie Taylor Greene, interrompendo o discurso. O presidente respondeu dizendo que a ideia é minoria entre os republicanos e os presentes reagiram: “Então não fale isso”.

O democrata também enfrentou vaias quando mencionou o caso de um homem que perdeu o filho devido a uma overdose de fentanil. “A culpa é sua!”, gritou a ala republicana, referindo-se ao tráfico de drogas nas fronteiras. “Portanto, vamos lançar uma grande campanha para impedir a produção, venda e tráfico de fentanil, com mais máquinas de detecção de drogas para inspecionar a carga de pílulas e pó na fronteira”, continuou Biden.

“Há muito mais a se fazer”, disse ele, pedindo aos legisladores que aprovem a reforma do policiamento e a legislação de imigração, além de garantir o direito ao aborto e limitar o preço da insulina em $ 35 por mês. Biden também enfatizou a urgência de o Congresso aprovar a Lei de Policiamento de George Floyd depois que Tire Nichols, de 29 anos, foi espancado até a morte no mês passado pela polícia de Memphis.

No geral, Biden não pediu muitas novas iniciativas políticas do novo Congresso, mas destacou uma de suas preocupações mais recentes, de acabar com o que chamou de “taxas inúteis” em passagens aéreas, entretenimento e cartões de crédito.

No discurso, Biden repetiu pelo menos 12 vezes a frase “vamos terminar o trabalho” (“Let’s finish the job”, em inglês), levantando a suspeita de que esse será o slogan de sua campanha de reeleição, como observou a rede de comunicação NPR. Biden, o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, aos 80 anos, disse que pretende concorrer novamente nas eleições presidenciais de 2024 e espera-se que ele faça um anúncio oficial em breve.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo