Cinema/TV

Disney estreia filme ‘Moana’ na véspera do Thanksgiving

Animação em 3D está entre as mais aguardadas do ano

Moana estreia dia 23 nos cinemas americanos
Moana estreia dia 23 nos cinemas americanos

DA REDAÇÃO – A mais nova animação da Disney, Moana – Um Mar de Aventuras, está entre as mais aguardadas do ano e vai estrear na véspera do Thanksgiving nos cinemas americanos. No Brasil, o filme estreia em janeiro de 2017.

Moana é uma garota que vai em uma missão ousada para salvar seu povo. Durante a jornada, encontra o poderoso semideus Maui, que tenta ensinar como ela pode controlar seus poderes. Juntos eles vão navegar o oceano em uma viagem cheia de ação, desafios e monstros enormes. Moana cumpre a antiga busca de seus antepassados e descobre a única coisa que ela sempre buscou: a sua própria identidade.

Na versão original, a protagonista é dublada por Auli’i Cravalho e Maui é dublado por Dwayne Johnson. O elenco conta também com Jemaine Clement, Rachel House, Temuera Morrison, Alan Tudyk e Nicole Scherzinger.

Moana também conta com músicas do escritor do musical de sucesso Hamilton, Lin-Manuel Miranda e direção de Ron Clements que também dirigiu Aladdin, A Pequena Sereia, Hércules e muitos outros.

Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Críticas

Como em todas as animações da Disney, algumas críticas e observações relacionadas ao filme já surgiram. O personagem semideus Maui é apontado como uma “péssima representação dos polinésios”, de acordo com uma deputada de Tonga, país da Polinésia.

Em meme publicado no Facebook, ela afirma que os homens polinésios podem ser sexies, porém a Disney preferiu trazer um personagem–segundo palavras do criador do meme–“Metade porco, metade hipopótamo. Esse estereótipo de Maui não é aceitável”, escreveu.

Will Llolahia, da Associação de Mísoca das Ilhas do Pacífico, também criticou o visual do personagem. “Nas histórias proferidas, ele tem sido criado como uma pessoa de força, de magnitude e natureza divinas”, disse.

As críticas têm como fundamento um dado preocupante da Organização Mundial da Saúde, que aponta as ilhas do Pacífico como um dos lugares com maior nível de obesidade do mundo.

Em contrapartida, há quem defenda o personagem. O youtuber Isoa Kavakimoto fez um vídeo dizendo que aprovou o visual. “Ele não parece gordo para mim, ele parece um homem com grande potência e capaz de fazer trabalhos extraordinários”. ν

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo