Histórico

Disputa pela taça fica restrita a Timão e Vasco

Briga por vaga na Copa Libertadores esquenta, com muitas equipes ainda brigando

A matemática entra em campo e invade a reta final do Brasileirão. De campeonato mais equilibrado da era dos pontos corridos, o Brasileirão 2011 passou a ter apenas dois fortes candidatos ao título. Isso graças aos tropeços dos principais adversários de Corinthians e Vasco. Com isso, os dois clubes abriram vantagem e, juntos, têm 93% de chances de ficar com o caneco, na visão do matemático Tristão Garcia.

Apertou o funil. Corinthians e Vasco se distanciaram dos adversários, a quatro rodadas do fim. Houve uma polarização nesses dois. Abriram cinco pontos para o terceiro colocado (Fluminense). Estão há mais de uma rodada na frente. Se mantiverem o que vêm fazendo, não serão mais alcançados, analisou o matemático.

Com a vitória sobre o Atlético-PR, o Corinthians viu suas chances aumentarem de 41% para 50%. De 30%, as possibilidades de título do Vasco saltaram para 43%, após o triunfo por 2 a 0 no clássico contra o Botafogo.

Apontado pelo matemático como o outro grande vencedor da rodada, o Bahia venceu o Atlético-GO fora de casa e praticamente assegurou sua participação na Série A em 2012. Ao lado do Palmeiras, tem apenas 1% de risco de cair. Desprezível, segundo Tristão.

Mas quem realmente vem surpreendendo nas últimas rodadas é o América-MG. Após vencer o líder Corinthians, foi ao Rio de Janeiro e derrotou o Fluminense, time de melhor campanha do returno. Mesmo assim, segue virtualmente rebaixado, ao lado do Avaí, com 99% de possibilidades, na opinião de Tristão: É questão de tempo. Estão em estado terminal. O América-MG vem fazendo de tudo para prorrogar isso. Mas, a menos que vença os quatro jogos, será rebaixado, e com antecedência.

A situação do Avaí é a mais delicada e seu rebaixamento pode ser definido esta semana. O time catarinense recebe o Cruzeiro, na Ressacada. Em caso de derrota, ficará a 11 pontos da Raposa e, a três rodadas do fim do Brasileirão, não terá mais condições de reverter a situação.

De olho na Libertadores

Se a disputa pelo título polarizou, a briga pela vaga nas Libertadores está cada vez mais acirrada. Oito clubes disputam três vagas, segundo Tristão Garcia. O Corinthians, na visão do matemático, já tem vaga praticamente assegurada e tem 99% de chances de disputar a competição em 2012. Campeão da Copa do Brasil, o Vasco já tem vaga garantida.

No momento, Fluminense (76%), Figueirense (71%) e Botafogo (56%) figuram na zona de classificação para a Libertadores. O time catarinense, aliás, volta ao G-5 após 29 rodadas e vive melhor momento do que seus concorrentes. Nas últimas seis rodadas, teve aproveitamento de 100%.

O futebol apronta umas. Não é uma matemática exata. Mas ninguém está surpreendendo neste final. De extraordinário, só o Figueirense pode colocar um pé na Libertadores, ressaltou Tristão Garcia.

Com as derrotas de Fluminense, Botafogo e Flamengo na rodada, as chances de os quatro cariocas disputarem a Libertadores em 2012 caiu para 17%. Já a possibilidade de outros dois times se juntarem ao Vasco na competição sulamericana na próxima temporada continuam altas: 78%.

Acompanhe tudo sobre o Campeonato Brasileiro, séries A e B, pelo canal PFC. Quer saber mais sobre as rodadas do Campeonato Brasileiro, conferir os melhores lances, os gols da rodada e os comentários dos analistas? Não perca o Rodada PFC, nova atração do canal PFC. Sempre às segundas e sextas-feiras às 11h20 (horário de Miami).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo