Local

Distrito Escolar de Broward recua da exigência de máscara após governador ameaçar cortar recursos

Ordem executiva assinada por DeSantis diz que decisão cabe aos pais e crianças não desenvolvem os sintomas graves da covid-19

Volta às aulas em Broward está programada para o próximo dia 18 (foto: Flickr)

O distrito escolar do condado de Broward -segundo maior da Flórida- comunicou nesta terça-feira (3) que vai retirar a exigência de uso de máscara nas escolas depois que o governador Ron DeSantis ameaçou suspender o envio de recursos estaduais aos que impuserem a cobertura facial aos alunos.

Na última quarta-feira, o membros do Broward County Public Schools (BCPS) aprovaram por unanimidade a obrigatoriedade de máscaras para todos os alunos, professores, funcionários e visitantes de suas escolas, como forma de proteger contra a ameaça da variante delta da covid-19.

O estado da Flórida já é considerado o novo epicentro da covid nos EUA, responsável por um quinto dos novos casos da doença detectados no país. 

A ordem executiva 21-75 assinada por DeSantis na sexta-feira (30) e intitulada ‘Liberdade de Escolha dos Pais’, acusa a Administração Biden de emitir recomendações não científicas de que crianças em idade escolar devem usar máscara.

Além disso, menciona estudos que indicam que os menores não desenvolvem os sintomas graves da covid e nem desempenham papel significativo na propagação do vírus.

O documento destaca ainda que  a escolas que exigirem o uso de máscara pelos alunos estarão violando a liberdade individual dos cidadãos do estado.

O Comissário de Educação da Flórida deve buscar todos os meios legais disponíveis para garantir que os distritos escolares cumpram as leis da Flórida, incluindo, mas não se limitando a, reter fundos estaduais de conselhos escolares que violem o direito dos pais de fazerem escolhas relacionadas à saúde de suas crianças”, diz o texto.

Em seu website, o BCPS disse que “pretende cumprir a última ordem executiva do governador”,  mas “trabalhará para aderir às diretrizes dos Centers for Disease Control (CDC), incluindo limpeza e desinfecção das escolas, distanciamento físico, lavagem das mãos e quarentena em caso de sintomas da covid”.

O reinício das aulas no condado de Broward está previsto para o dia 18 deste mês.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo