Local

Divulgada nova modalidade de golpe

Bancos advertem clientes para ficarem alertas com pessoas que procuram senhas de acesso digital

Bancos advertem clientes sobre esquema de pagamentos digitais através do Zelle (Foto: Cortesia Zelle)
Bancos advertem clientes sobre esquema de pagamentos digitais através do Zelle (Foto: Cortesia Zelle)

DA REDAÇÃO – Margie Morgan foi vítima de um golpe que lhe custou $2,000 em uma fraude envolvendo pagamentos digitais do Zelle e uma mulher que se fez passar por funcionária do Wells Fargo.

A empresária do setor de alimentos em Edina, Minnesota, caiu no golpe através do phishing, prática de enviar comunicações fraudulentas que parecem reais. Tudo começou com uma mensagem de texto para o telefone de Margie que parecia ser do Wells Fargo, mas era mentira.

Os textos perguntavam se ela havia autorizado transferências de dinheiro de sua conta. Margie apertou “no” e imediatamente recebeu uma ligação de uma mulher personificando uma funcionária do Wells Fargo. 

A mulher disse a ela que para recuperar as transações não autorizadas, Margie teria de fazer transferências inversas dela para ela mesma através do Zelle. Ela seguiu as instruções, que implicava usar um PIN dado pela vigarista. Mas o dinheiro saiu de sua conta e não entrou novamente. 

Margie ficou sabendo depois por um verdadeiro funcionário do Wells Fargo que havia sido enganada em $3,000. O banco ainda conseguiu recuperar $1,000, mas outra transferência de $2,000 já havia sido processada.

O porta-voz do Wells Fargo, Kevin Friedlander, disse que Zelle é uma forma de pagamento imediata e os picaretas que recebem pagamentos das vítimas geralmente retiram os fundos da instituição financeira receptora imediatamente, dificultando a recuperação.

Esse golpe também vendo sendo aplicado em clientes de outras instituições financeiras. Wells Fargo descreve este tipo de golpe em seu website e Friedlander advertiu os clientes que não compartilhem seu código de acesso, PIN ou senha com ninguém. Revelou que o banco somente envia um código quando um cliente pede, como iniciar o procedimento no banco online ou envio de dinheiro

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo