Cinema/TV

Documentário sobre a Amazônia estreia nos cinemas dos EUA

Produzido pela National Geographic, ‘The Territory’ conta a história dos indígenas Uru-eu-wau-wau

Foto: Divulgação

Acaba de chegar aos cinemas dos Estados Unidos o premiado documentário The Territory, uma produção da National Geographic em parceria com a O2 Play. Dirigido por Alex Pritz, o filme estreou em Nova York e Los Angeles no último dia 19 e chega às salas de cinema da Flórida na sexta-feira, 26 de agosto. Vencedor de mais de dez prêmios internacionais, incluindo duas estatuetas no Sundance Film Festival 2022, The Territory conta a história dos povos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau na luta contra o desmatamento da Amazônia.

Parcialmente filmado pelos indígenas, o filme gira em torno do esforço do jovem Bitaté Uru-eu-wau-wau e de sua mentora Neidinha Bandeira na criação de uma mídia que revele, do ponto de vista dos nativos, os abusos cometidos por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira.

Com uma cinematografia inspiradora, o filme narra o crescimento da extração ilegal de madeira e desmatamento da floresta nos últimos anos. “Este filme apresenta uma realidade que precisa ser exposta. Estamos felizes com a relevância e o alcance que essa produção está adquirindo”, comentou Alex Pritz. “Tenho certeza que, em sua estreia no Brasil, o efeito do filme será ainda maior e mais poderoso”, declarou o diretor, referindo-se ao impacto do documentário em tempos de campanha presidencial no país.

O Território (tradução do título original em inglês) chegará às telas de cinema do Brasil no dia 08 de setembro e fará parte da mostra Mês Amazônia no CineSesc, em São Paulo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo